6ª edição do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” fala sobre golpes virtuais e segurança digital
O chefe da Segit, Fernando Ebrahim, abordou o tema na tarde desta quinta-feira, 16.

Em sua 6ª edição, realizada na tarde desta quinta-feira, 16, o “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” abordou os principais golpes virtuais e como eles se disseminam. Mais de 160 participantes da Justiça Eleitoral do Tocantins estiveram presentes na reunião virtual sobre o tema “Golpes Digitais: Como eles podem afetar a minha vida?”, apresentado pelo chefe da Seção de Gestão de Infraestrutura Tecnológica (Segit) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva.
A palestrante da última edição, a assessora da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE-TO) Monalisa Nascimento Miranda Cruz, apresentou o palestrante atual e também explicou que o Programa 60 Minutos tem o objetivo de disseminar conhecimentos relevantes para servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral tocantinense.
Golpes virtuais
Ao dar início à sua apresentação, Fernando Ebrahim destacou que uma pesquisa do Datafolha deste ano revelou que 56 milhões de brasileiros foram afetados por golpes virtuais, o que corresponde a mais de 20% da população. O servidor também enfatizou que, de acordo com o Instituto de Pesquisa DataSenado, as vítimas mais frequentes são pessoas economicamente ativas, entre 16 e 49 anos, com ensino médio ou superior.
Ebrahim explicou que, embora os idosos não tenham facilidade com o mundo digital, a população em geral, já acostumada com tecnologia, se torna mais suscetível a golpes que envolvem Pix e boletos falsos. O servidor ainda ressaltou a aparência “nova” desses golpes, mas que na verdade são métodos antigos que exploram as vulnerabilidades humanas como medo, carência e ganância, apenas adaptados para o ambiente digital.
O servidor aconselhou a ter cuidado com mensagens que pedem dinheiro antecipado ou que criam senso de urgência, enfatizando a importância de ter calma, pensar e verificar antes de clicar em links ou fornecer informações.
Phishing
Fernando Ebrahim abordou também as várias formas de phishing, que podem ser ataques via e-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook ou TikTok, entre outras redes sociais. O phishing é uma fraude cibernética onde criminosos tentam roubar informações pessoais confidenciais como senhas e dados bancários, fazendo-se passar por empresas ou pessoas conhecidas em comunicações eletrônicas.
Como exemplos de phishing, o servidor citou mensagens de WhatsApp fraudulentas com pedidos de dinheiro, anúncios falsos de passagens aéreas e sites clonados de e-commerce. Ele ainda recomendou nunca seguir anúncios duvidosos nas redes sociais, mas buscar diretamente os sites oficiais das empresas.
Evitando golpes
Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva aconselhou a questionar a lógica das mensagens recebidas, verificando se a transação faz sentido com o limite do cartão ou se a conta bancária é real. Ele sugeriu o uso do sistema DDA para boletos, que os registra no aplicativo do banco, evitando a necessidade de leitura de códigos de barras. O servidor também alertou sobre a clonagem de redes sociais e a importância do segundo fator de autenticação para evitar que estranhos obtenham códigos de segurança.
Sobre o golpe do Pix por engano, no qual o golpista envia um valor e pede que a vítima o transfira para um terceiro, acionando depois o mecanismo de devolução do Banco Central, fazendo com que a vítima perca o dinheiro, Ebrahim enfatizou que, ao receber um Pix por engano, a devolução deve ser feita apenas para a conta de origem.
O servidor reforçou a importância do senso crítico para avaliar se um pedido ou oferta faz sentido e a cautela no compartilhamento de dados pessoais e senhas, especialmente utilizando a mesma senha do trabalho em outros sites. Ele aconselhou que, ao desconfiar de algo, deve-se parar, sair da situação e buscar ajuda, não agir por impulso e verificar informações em portais de segurança.
Ebrahim concluiu dizendo que os seres humanos são o elo mais fraco na cadeia dos golpes e que a melhor defesa é a inércia e a desconfiança, recomendando que se evite clicar em links suspeitos e se busque sempre a verificação das informações.
Cronograma
Os encontros do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” são realizados de forma quinzenal. O próximo evento será no dia 30 de outubro. A cada evento, uma unidade do TRE-TO apresenta um tema referente ao trabalho que faz na Justiça Eleitoral do Tocantins e, dessa forma, os demais integrantes aprofundam seus conhecimentos e entendem mais sobre as funções de cada setor.
Nas primeiras cinco edições, os membros da Justiça Eleitoral tocantinense conheceram mais sobre a cultura institucional e seus aspectos e impactos na organização, aprenderam também sobre a importância da tecnologia da informação para a segurança e aprimoramento do trabalho, assim como puderam saber mais sobre a gestão socioambiental e sustentável do Tribunal e compreenderem como funciona o orçamento público da Justiça Eleitoral e o papel da Ouvidoria na estrutura do TRE-TO.
A iniciativa foi idealizada pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) e os encontros contemplam as diretrizes dos eixos prioritários Integridade, Conformidade e Produtividade, fundamentados pelo Programa de Gestão 2025-2027. O programa também está alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e com as diretrizes do TSE.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma reunião virtual realizada por meio da plataforma Google Meet. À esquerda, há um slide de apresentação com fundo branco e borda verde na parte inferior, contendo o título “Faz sentido?” e dois tópicos listados: “Tenho conta nesse banco?”, “Tenho esse limite?”. À direita, aparecem as janelas com as câmeras e fotos de perfil de diversos participantes, distribuídas em uma grade. Alguns estão com a câmera ligada, enquanto outros utilizam apenas imagens de perfil ou iniciais. Na parte inferior da tela, estão os ícones da interface do Meet, incluindo botões de reações, microfone, câmera, e encerrar chamada. Na barra inferior, há o título da reunião: “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhec...”.