Ação da Justiça Eleitoral do Tocantins levará cidadania às comunidades quilombolas
Serviços da 18ª ZE fortalecem participação social e direitos às comunidades tradicionais.

A fim de garantir que cada cidadã e cidadão tenha voz ativa no processo democrático, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da 18ª Zona Eleitoral de Paranã, realiza, na próxima semana, mais uma ação do programa permanente de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas. A iniciativa é voltada a ampliar o acesso de comunidades tradicionais aos serviços eleitorais e ao debate sobre a participação política.
Além de oferecer serviços como alistamento (primeiro título), regularização de cadastro e atualização de dados, um dos pontos centrais das atividades será a discussão sobre a viabilidade de reabertura de locais de votação nas próprias comunidades. Essa medida contribui para reduzir distâncias, proporcionar mais comodidade no dia da eleição e reforçar o princípio da inclusão, assegurando que o direito ao voto seja exercido de forma acessível.
Presença nas comunidades
O programa busca aproximar a Justiça Eleitoral das realidades locais, reconhecendo as particularidades das comunidades quilombolas e oferecendo um espaço de escuta e diálogo sobre temas que impactam diretamente a vida democrática dessas populações.
Para o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a iniciativa simboliza o compromisso da Justiça Eleitoral com a cidadania. "A democracia só se fortalece quando todas as vozes têm espaço e oportunidade de participação. Estar presente nas comunidades quilombolas significa reconhecer sua importância histórica, cultural e social, além de garantir que seus direitos políticos sejam plenamente exercidos”, disse.
A chefe do cartório da 18ª Zona Eleitoral, Elisangela Hatsue Morissugui Suto, ressalta que a ação representa mais do que uma prestação de serviços. "É um momento de diálogo e aproximação com as comunidades quilombolas. Além de atender demandas eleitorais, a Justiça Eleitoral abre espaço para ouvir e construir, junto com os moradores, soluções que garantam maior inclusão e participação no processo democrático”, afirma.
Agenda
Comunidade Mucambo
Data: Quinta-feira, 9 de outubro, às 10h
Local: Escola Municipal Mucambo
Atividade: Roda de conversa sobre a reabertura do local de votação.
Comunidade Morros
Data: Sexta-feira, 10 de outubro, às 10h
Local: Escola Municipal
Atividade: Atendimento eleitoral e debate sobre a viabilidade da abertura de local de votação.
Comunidade Albino
Data: Segunda-feira, 13 de outubro, às 10h
Local: Escola Municipal Albino
Atividade: Atendimento eleitoral e debate sobre a viabilidade da abertura de local de votação.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem tem como tema a inclusão sociopolítica das comunidades quilombolas. No centro, há uma urna eletrônica da Justiça Eleitoral, símbolo do processo democrático. Acima e abaixo dela, aparecem ilustrações coloridas de pessoas quilombolas em atividades tradicionais, como o plantio e o artesanato, com um cenário rural ao fundo. O título principal destaca as palavras “INCLUSÃO SOCIOPOLÍTICA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS”, sendo “QUILOMBOLAS” escrita em letras grandes e decoradas com padrões étnicos e cores vivas, como vermelho, verde, laranja e marrom, remetendo à cultura afro-brasileira. O fundo apresenta texturas geométricas suaves em tom bege e faixas decorativas nas cores verde, vermelho e amarelo nas bordas superior e inferior, reforçando a identidade cultural e visual do tema.