O futuro do sorriso: TRE-TO promove palestra sobre saúde bucal e inovações da Odontologia nesta quarta-feira, 8
Palestra foi ministrada no Pleno do Tribunal e transmitida para todas as zonas eleitorais pelo YouTube.

“Saúde Bucal e Inovações em Odontologia: o futuro do sorriso” foi tema de palestra ministrada na tarde desta quarta-feira, 8, no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O evento, que promove qualidade de vida para servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral tocantinense, também foi transmitido para todas as zonas eleitorais do estado por meio do canal do TRE-TO no YouTube.
A secretária de Gestão de Pessoas (SGP) do TRE-TO, Ana Cecilia Machado Catapan, abriu o evento destacando o momento de fortalecimento institucional vivido pela Justiça Eleitoral do Tocantins atualmente. “É um fortalecimento marcado pelo desprendimento, pela confiança e pelo apoio irrestrito à equipe”, disse a secretária. “Esse espírito de unidade e de colaboração tem permitido que o Tribunal atue de forma harmônica para a execução do Programa de Gestão 2025-2027”, ressaltou.
Os valores institucionais do TRE-TO também foram reforçados no evento, com um vídeo que apresentou os princípios que guiam as ações do Tribunal e aproximam a Justiça Eleitoral das pessoas e, dessa vez, o foco foi na diversidade, valor que prima pelo respeito às pluralidades humanas.
Importância da saúde bucal
A palestra foi ministrada pela cirurgiã-dentista Luciana Marquez, coordenadora-geral do Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Palmas. Luciana iniciou falando sobre a importância da saúde bucal hoje em dia, perguntando aos participantes o que significava isso para eles. “A importância da saúde bucal hoje também requer conhecimento”, disse a doutora. “E também preparo profissional para fazermos um bom atendimento ao nosso paciente. Porque o paciente não é só boca, é um todo”.
A cirurgiã-dentista continuou a palestra falando sobre a quantidade de pessoas afetadas por doenças bucais globalmente, cerca de 3.5 bilhões, e como 35% da população mundial sofre com cáries. Ela destacou que a prevenção eficaz ainda é o maior desafio enfrentado pela odontologia moderna, exigindo educação continuada e acesso universal aos cuidados básicos.
A palestrante também destacou o impacto da saúde bucal na qualidade de vida, lembrando que doenças bucais comprometem diretamente a alimentação, fala e autoestima, além de ter conexão direta com diabetes, problemas cardíacos e outras condições.
A seguir, Luciana falou sobre a revolução tecnológica na Odontologia, como a Odontologia Digital, que trabalha com precisão e personalização e inclui impressão 3D, planejamento digital avançado e scanners intraorais. Ela ainda ressaltou o uso da Inteligência Artificial (IA) no diagnóstico e como ela permite detecção precoce e tratamentos eficazes.
A doutora abordou também os materiais biocompatíveis e duráveis, como cerâmicas avançadas, resinas nanotecnológicas e implantes de zircônia, entre outros métodos novos da Odontologia atual.
O evento
O evento fez parte do Programa Qualidade de Vida do TRE-TO e foi idealizado pela Coordenadoria Médica (Comed) do Tribunal.
O Programa Qualidade de Vida foi implementado no TRE-TO em 2018, com a finalidade de promover integração, saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho. Este programa compreende um conjunto de diretrizes e ações destinadas à integração e desenvolvimento das pessoas, assim como à promoção do bem-estar físico, psicológico e social, sem prejuízo de outras ações a serem implementadas.
Objetivo Estratégico:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma mulher em pé, a palestrante Luciana Marquez, segurando um microfone e fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas sentadas no auditório. Ela está posicionada à frente, próxima a uma tribuna de acrílico, e atrás dela há uma bancada com computadores e as bandeiras do Brasil e de uma instituição. O ambiente é bem iluminado, com janelas amplas ao fundo e cortinas parcialmente fechadas. O público, composto por homens e mulheres, acompanha atentamente a fala da apresentadora.