TSE promove Trilha de Capacitação dos Gabinetes 2025 em Brasília; TRE-TO participa do curso
A capacitação teve início nesta quarta-feira, 8.

A Justiça Eleitoral do Tocantins participa do curso “Trilha de Capacitação dos Gabinetes 2025”, que teve início nesta quarta-feira, 8, e encerra na sexta-feira, 10. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a capacitação é uma oportunidade de integração e interlocução entre as assessorias dos regionais eleitorais e dos ministros do TSE.
Do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), estão presentes a assessora jurídico-administrativa da Presidência (Aspres), Mayra Siqueira Araujo Costa; as assessoras de gabinete Lariza Paranagua de Faria Gripp, Ana Lucia Wendling Aquino e Auryany Fonseca Goncalves Dias; a assistente de gabinete Elizabeth Luz Acacio Hilario; e o assistente do Núcleo de Apoio Processual (Nap), Jaime Barros Moura.
O curso
Idealizado pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), o curso consiste na realização de painéis, debates, imersão e apresentações, com ênfase em temas avançados submetidos a julgamento no TSE.
A capacitação alinha-se ao planejamento estratégico do TSE ao construir um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades, compartilhamento de informações e troca de experiências entre servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, promovendo o trabalho interativo e colaborativo na Justiça Eleitoral. Essa interação e colaboração contribuem para a eficiência operacional e a disseminação de boas práticas em questões eleitorais.
Programação
No primeiro dia, pela manhã, foram apresentados os painéis “Inteligência Artificial” e “Os Desafios Cotidianos na Atuação em Gabinetes”. Pela tarde, serão apresentados temas voltados à gestão de acervo, à saúde no ambiente de trabalho, uso do ADAPTA, NotebookLM e ChatGPT, além de apresentada a plataforma JURELOS, inteligência judicial desenvolvida internamente no TRE-RN.
No segundo dia, os participantes acompanharão uma sessão plenária pela manhã. Pela tarde, assistirão o painel “Dolo Específico como Requisito das Inelegibilidades Decorrentes de Rejeição de Contas Públicas e por Condenação por Improbidade Administrativa, e seus Reflexos no Exame do Registro de Candidatura”, entre outros temas.
E no último dia, será apresentado o painel “Uso Indevido dos Meios de Comunicação Social: Desafios da Internet e Redes Sociais” e “Do Dado à Decisão: Como a IA Pode Aperfeiçoar o Trabalho dos Gabinetes Judiciais”.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra os seis representantes do TRE-TO sorridentes posando ao lado de um painel informativo do evento “Trilha de Capacitação dos Gabinetes 2025”, realizado nos dias 8 e 9 de outubro das 10h às 18h30 e 10 de outubro das 10h às 16h, no Auditório I – Subsolo, com o logotipo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE); O grupo está em ambiente interno com carpete vermelho e paredes escuras, bem-vestido e com crachás de identificação pendurados no pescoço, transmitindo um clima de formalidade e cordialidade típico de eventos institucionais.