Elas Lideram: Justiça Eleitoral do Tocantins fortalece liderança feminina em capacitação
Capacitação desenvolve habilidades comportamentais e técnicas, fortalecendo a participação feminina em posições de liderança.

Investir no desenvolvimento das servidoras e colaboradoras é essencial para construir uma liderança mais empática e transformadora. Com esse objetivo, a Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou nesta quinta-feira, 2, a primeira etapa do curso “Liderança Deliberativa, Empática e Transformadora”. O encontro acontece no Anexo I do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em Palmas, e segue até sexta-feira, 3, como parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas.
A psicóloga da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (Comed) do TRE-TO, Ester Borges, conduz a capacitação. Ela destaca a importância da comunicação clara e da empatia na construção de relacionamentos de confiança, além da relevância de questionar. “Eu preciso duvidar de mim, duvidar do outro, porque as perguntas que fizeram a ciência crescer, portanto duvide. Duvide até do vento. E preciso olhar o que eu criticar sem julgar”, disse a psicóloga.
Para o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, o curso enriquece a Justiça Eleitoral e a sociedade. “Investir no fortalecimento da liderança feminina na Justiça Eleitoral do Tocantins é mais que uma questão de equidade, é uma estratégia vital. Ao enriquecermos os espaços de decisão, ampliamos perspectivas e garantimos uma gestão pública mais sensível, eficiente e representativa para toda a sociedade”, afirmou.
Um passo importante para a instituição
Durante o curso, as participantes aprendem a dar e receber feedback construtivo, fortalecendo a comunicação eficaz, que inclui escuta ativa e liderança conectiva, empática e deliberativa. Esses elementos são fundamentais para gerar resultados colaborativos e ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos.
A iniciativa faz parte dos eixos prioritários de Integridade, Conformidade e Produtividade do Programa de Gestão 2025-2027 do TRE-TO. Além disso, está alinhada à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, às diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral do Tocantins com o desenvolvimento de suas servidoras e a promoção de uma liderança mais inclusiva e participativa.
Liderança empática
Como parte do programa, em agosto aconteceu a palestra “Liderança Empática”, ministrada pela especialista em neurociência do comportamento, Lúcia Barros. Na ocasião, foram abordados conceitos sobre liderança empática, gestão das emoções, saúde mental e a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e eficientes, além da prática de mindfulness.
Objetivos Estratégicos
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma sala de treinamento com várias mulheres participando de uma capacitação. Elas estão sentadas em mesas organizadas em formato de “U”, algumas fazendo anotações, outras ouvindo atentas e interagindo. No centro, em pé, está a instrutora ao lado de uma tela de projeção, onde é exibido o slide com o título “Autoconhecimento e Centramento do Líder”, trazendo conceitos sobre liderança, valores e equilíbrio interno.