Justiça Eleitoral do Tocantins leva serviços eleitorais às quebradeiras de coco em Augustinópolis

Ação faz parte do projeto “Defensorias nos Babaçuais” e oferece atendimento jurídico, emissão de títulos e palestras sobre direitos e cidadania.

A imagem mostra uma cena em um ambiente de atendimento. Uma pessoa está registrando sua assinatu...

Mulheres quebradeiras de coco babaçu de Augustinópolis serão atendidas pela Justiça Eleitoral do Tocantins em ações voltadas à cidadania e ao acesso à justiça, na terça-feira, 23. A iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto “Defensorias nos Babaçuais”, que será realizada no campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), oferecendo emissão de títulos eleitorais e outros serviços do cartório da 21ª Zona Eleitoral, além de palestras e orientações sobre direitos, a partir das 8h.

Durante o atendimento, a comunidade poderá participar da palestra “Participação Feminina”, ministrada pelo servidor da 10ª ZE, Antonio Fábio Santana, que abordará a importância da atuação política e social das mulheres na região, fortalecendo o engajamento cívico e a inclusão social.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, ressalta que o projeto Defensorias nos Babaçuais é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral tocantinense ir além dos cartórios e reafirmar seu compromisso social. “Estar presente nessas comunidades significa garantir o direito ao voto, valorizar as mulheres quebradeiras de coco e assegurar que a cidadania alcance quem mais precisa. Essa parceria é mais um passo no fortalecimento da democracia em nosso estado”, disse.

Sobre o projeto

O projeto foi criado para levar suporte legal e informações sobre direitos às mulheres quebradeiras de coco, enfrentando desafios como o avanço do agronegócio, mudanças climáticas e preservação dos babaçuais. A iniciativa é conduzida em parceria com as Defensorias Públicas do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí e com o apoio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e parceiros.

A participação do TRE-TO foi definida em reunião online no último dia 2 de setembro, com a presença do diretor-geral do Tribunal, José Machado dos Santos, e da defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra), Kenia Martins. A ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão social e o fortalecimento da democracia.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

3- Fomentar a educação política da sociedade

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma cena em um ambiente de atendimento. Uma pessoa está registrando sua assinatura digital em uma mesa digitalizadora da marca Elkyoma, utilizando uma caneta eletrônica. Em frente a ela, há uma atendente sentada, com crachá no pescoço, manuseando o computador. Sobre a mesa, há papéis, teclado e mouse, além de um monitor conectado a uma CPU posicionada deitada. A situação sugere um procedimento formal, como a emissão de documentos, atualização cadastral ou atendimento na Justiça Eleitoral.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido