Justiça Eleitoral do Tocantins participa de mutirão de documentação voltado à população rural em Araguatins
Atendimentos foram realizados pela 10ª ZE de Araguatins.

Em Araguatins, a Justiça Eleitoral do Tocantins participa do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, uma ação do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR), promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A iniciativa, que acontece na cidade entre os dias 22 e 26, tem como foco promover cidadania às mulheres rurais, ampliando o acesso à documentação básica e reduzindo as dificuldades enfrentadas pela falta de registro civil.
Ao lado de diversos órgãos parceiros, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) oferece emissão de título, transferência de domicílio, segunda via, regularização e atualização cadastral. A 10ª Zona Eleitoral foi a responsável pela atividade, que levou atendimento aos participantes.
O chefe do Cartório da 10ªZE, Antônio Fábio Santana, destacou a importância da realização do mutirão. “A presença da Justiça Eleitoral no mutirão aproxima o trabalhador rural e mostra a importância de ter o título em mãos e regular. Além de garantir o direito ao voto e à escolha dos representantes, o documento possibilita acesso a benefícios sociais que dependem da quitação eleitoral”, disse.
Fortalecimento da cidadania
A participação no mutirão integra o programa de atendimentos itinerantes do TRE-TO, que busca garantir a inclusão e aproximar os serviços eleitorais da sociedade. A união de esforços entre diferentes instituições possibilitou que trabalhadoras rurais e demais cidadãos regularizassem sua documentação e tivessem seus direitos assegurados. Diversos locais em todo o estado estão recebendo equipes da Justiça Eleitoral, confira o cronograma geral.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem captura a participação ativa da Justiça Eleitoral no mutirão. A foto superior esquerda mostra um ambiente de atendimento, com diversas pessoas sentadas e funcionários prestando assistência. Já a imagem superior direita destaca a equipe da 10ª Zona Eleitoral de Araguatins em ação, registrando e auxiliando a população com os serviços de documentação. Na parte inferior da foto, vemos a fachada do local, que conta com faixas informativas sobre o evento. A faixa maior, centralizada, destaca o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, uma iniciativa do Incra, da qual a Justiça Eleitoral é parceira. A foto inferior direita exibe três membros da equipe do TRE-TO, evidenciando a presença e o envolvimento direto da instituição na ação.