Quebradeiras de coco babaçu discutem participação feminina na política em ação do TRE-TO em parceria com a Defensoria Pública

Encontro levou acesso à Justiça e a serviços de cidadania.

A imagem é uma montagem em formato de mosaico com seis fotografias que registram um evento reali...

A vida das mulheres quebradeiras de coco babaçu, marcada pela produção e pela economia familiar, se conectou diretamente com a política nesta terça-feira, 22, em Augustinópolis. Na primeira etapa do projeto "Defensorias nos Babaçuais", o chefe de Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Araguatins, Antônio Fábio Santana, ministrou palestra com o tema "Participação Feminina", como parte do programa +Mulher +Democracia do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Parceira da Defensoria Pública do Estado no projeto, a Justiça Eleitoral tocantinense foi representada pela secretária de Gestão de Pessoas do TRE-TO, Ana Cecília Machado Catapan. Com a parceria de mais instituições, o projeto tem como foco o atendimento de mulheres quebradeiras de coco babaçu, facilitando a elas o acesso à Justiça e a serviços de cidadania.

A palestra

Na condução do debate, o chefe de cartório da 10ª ZE, Antônio Fábio Santana, destacou a necessidade de mais presença feminina em todas as esferas da sociedade: produção, economia e, principalmente, na política. Durante a palestra, ele explicou como o engajamento político das mulheres pode impactar diretamente as suas realidades.

"Nós da Justiça Eleitoral do Tocantins trabalhamos com a educação e conscientização política. A participação feminina é essencial para transformar a realidade e garantir melhores condições de vida, assim como ter representantes  mulheres na política para tomada de decisões que atendam os interesses de cada uma de vocês aqui presente", afirmou Antônio Fábio.

+Mulher +Democracia 

A secretária da SGP e diretora executiva da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), Ana Cecília Catapan, destacou que as atividades de educação política por meio dos programas permanentes do TRE-TO, como o +Mulher +Democracia, acontecem também com partidos políticos e em ações como os itinerantes.

"Reforçar o papel da mulher como agente de transformação é incentivar a participação cívica e política das mulheres. Aqui também reconhecemos a força e o protagonismo das quebradeiras de coco babaçu em suas comunidades. A presença da Justiça Eleitoral do Tocantins reforça a importância de levar o conhecimento sobre direitos e deveres eleitorais, promovendo uma democracia mais inclusiva e representativa", afirmou a servidora.

Durante as participações, as mulheres presentes ressaltaram a importância de votar em outras mulheres e de se candidatarem, assim como de se unirem na formação de uma sociedade com mais equidade e igualdade de gênero.

Sobre o projeto

O projeto “Defensorias nos Babaçuais” foi criado para levar suporte legal e informações sobre direitos às mulheres quebradeiras de coco, enfrentando desafios como o avanço do agronegócio, mudanças climáticas e preservação dos babaçuais. A iniciativa é conduzida em parceria com as Defensorias Públicas do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí e com o apoio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e parceiros.

A participação do TRE-TO foi definida em reunião online no último dia 2 de setembro, com a presença do diretor-geral do Tribunal, José Machado dos Santos, e da defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra), Kenia Martins. A ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão social e o fortalecimento da democracia.

Os atendimentos eleitorais realizados no evento são feitos pela 21ª Zona Eleitoral de Augustinópolis.

Veja também:

Mulheres quebradeiras de coco recebem serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins em Augustinópolis

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

3- Fomentar a educação política da sociedade

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem é uma montagem em formato de mosaico com seis fotografias que registram um evento realizado em um auditório. Nas fotos, aparecem momentos da palestra e da participação do público. Em algumas delas, vê-se o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Antônio Fábio Santana, falando ao microfone diante do público. Ele usa óculos, camisa de manga comprida bordô e calça jeans. Em outra foto, a secretária da SGP, Ana Cecília, de cabelos loiros e vestido preto, também fala ao microfone ao lado dele. Há ainda registros de mulheres da comunidade quebradeira de coco babaçu se manifestando durante a atividade, utilizando o microfone para dar sua opinião. O auditório possui cadeiras vermelhas ocupadas por mulheres, muitas delas usando roupas coloridas, lenços e turbantes. O fundo do palco é decorado com um painel institucional e há bandeiras do Brasil, do Tocantins e do TRE-TO em destaque.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido