Corregedor regional eleitoral do Tocantins abre o calendário das Inspeções de Ciclo 2026
A cerimônia de abertura aconteceu na tarde desta quarta-feira, 11.

A audiência pública de abertura das Inspeções de Ciclo 2026 foi realizada na tarde desta quarta-feira, 11, conduzida pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rodrigues Filho. A solenidade aconteceu online, pelo Google Meet, e reuniu juízas e juizes eleitorais, promotoras e promotores eleitorais, chefes de cartório das 33 zonas eleitorais do estado, além de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins. O evento também foi transmitido simultaneamente para toda a sociedade pelo YouTube.
Ao dar início à audiência, o desembargador João Rodrigues Filho afirmou que o objetivo das inspeções é verificar e aprimorar os serviços eleitorais, pois a excelência na Justiça Eleitoral é uma atividade contínua. “Durante as inspeções, olharemos atentamente duas frentes essenciais: processos e pessoas”, disse o magistrado, destacando que a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO) é uma unidade de apoio que busca orientar e humanizar, além de fiscalizar e ouvir a sociedade.
Quanto à questão processual, o corregedor mencionou que a Justiça Eleitoral do Tocantins chegou em 2026 com menos de mil processos pendentes. “Isso é muito bom, mas daremos atenção aos processos mais antigos e zerar este passivo antes que venha o aumento com as eleições deste ano”, apontou o desembargador.
Humaniza CRE
O desembargador João Rodrigues Filho ressaltou também o aspecto humano das inspeções, falando sobre a aplicação do protocolo Humaniza CRE. Este protocolo está em fase final de elaboração pela equipe da Corregedoria, com o auxílio da Coordenadoria Médica (Comed) e do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Napsi) do TRE-TO.
“Nós olharemos com carinho para as vulnerabilidades emocionais das servidoras e dos servidores, garantindo acolhimento sigiloso para mitigar o adoecimento mental. Sabemos que isso acontece muito, que a pressão é grande e o sistema nos exige, então dedicaremos essa atenção aos servidores”, afirmou.
Atenção às eleitoras e aos eleitores
Na busca pela excelência no atendimento às cidadãs e aos cidadãos e pela manutenção da lisura do processo eleitoral, o corregedor também mencionou inovações como a desburocratização do atendimento desconcentrado. Isso simplificará o serviço prestado ao eleitor, permitindo que ele seja atendido onde se apresentar, com a decisão final indo apenas para a zona eleitoral de origem.
Outro projeto mencionado foi o programa “Cada voto importa”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que junto ao projeto de acesso pleno do TRE-TO, assegurará transporte a eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida no dia da eleição.
Ainda na audiência, o corregedor destacou assuntos como o desenvolvimento de um painel de autogerenciamento das zonas eleitorais, a atualização rigorosa dos dados de acessibilidade nos locais de votação no sistema ELO, a coleta biométrica, a transparência dos partidos políticos, riscos da Inteligência Artificial (IA) e a participação da população nas cerimônias e audiências públicas que comprovam a segurança da urna eletrônica.
Apoio integral
O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, reforçou o apoio de toda a administração para a Corregedoria. “Nós estamos à disposição para cumprir todos os pontos do processo eleitoral e acompanhar o que for preciso”, disse o gestor. “A determinação do nosso presidente, desembargador Adolfo Amaro Mendes, é que esse apoio seja integral”, ressaltou, oferecendo o suporte da equipe de secretários, coordenadores, assessores e demais servidores.
As inspeções
As inspeções de ciclo acontecem para verificar o cumprimento das normas da Justiça Eleitoral do Tocantins, avaliar a gestão administrativa e processual dos cartórios e garantir a qualidade dos serviços oferecidos às eleitoras e aos eleitores.
Durante os trabalhos, são analisados processos judiciais e administrativos, a gestão do cadastro eleitoral, a infraestrutura das unidades, o atendimento ao público e a regularidade dos registros nos sistemas Processo Judicial Eletrônico (PJe), Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Sistema ELO.
No primeiro semestre de 2026, serão inspecionadas 13 zonas eleitorais, sendo elas a 1ª e 34ª ZE de Araguaína, 2ª ZE de Gurupi, 11ª ZE de Itaguatins, 14ª ZE de Alvorada, 15ª ZE de Formoso do Araguaia, 20ª ZE de Peixe, 22ª ZE de Arraias, 25ª ZE de Dianópolis, 26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins, 27ª ZE de Wanderlândia, 32ª ZE de Goiatins e 33ª ZE de Itacajá.
Assista a audiência pública de abertura na íntegra:
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem retrata uma reunião institucional em ambiente interno, com pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular, em uma sala de reuniões moderna e bem iluminada. Participam do encontro oito pessoas presencialmente, algumas utilizando notebooks, cadernos e documentos, o que indica uma atividade de trabalho ou deliberação. À frente da mesa, há uma tela de TV fixada na parede, exibindo uma videoconferência com diversos participantes, organizados em mosaico. O ambiente conta com cortinas claras, aparelhos de ar-condicionado, cadeiras giratórias e itens como copos de água e xícaras sobre a mesa, reforçando o caráter formal e funcional do espaço.

