Novos membros tomam posse e reforçam atuação da Corte do TRE-TO
Momento marca ingresso de membros titular e substitutos após promoções no TJTO.

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) recebeu novos membros na manhã desta quarta-feira, 11. A solenidade foi realizada na sala de reuniões da Presidência e marcou o ingresso de magistrada e magistrados que passam a atuar no colegiado responsável pelas decisões eleitorais no estado.
A recomposição decorre das promoções realizadas pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que elevou ao cargo de desembargador magistradas e magistrados que atuavam no TRE-TO no mês de dezembro de 2025.
Durante a cerimônia, o presidente da Corte, desembargador Adolfo Amaro Mendes, ressaltou a importância da continuidade institucional. “A Justiça Eleitoral precisa estar sempre pronta. A recomposição garante estabilidade, segurança jurídica e a preparação adequada para o período eleitoral que se aproxima”, afirmou.
Retorno à Corte
A desembargadora Silvana Maria Parfieniuk tomou posse como membro substituta na classe dos desembargadores, retornando ao Tribunal, onde já atuou como juíza titular e ouvidora. Ela assume a vaga anteriormente ocupada pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.
Em seu pronunciamento, destacou o compromisso com a imparcialidade e o fortalecimento da democracia. “É uma honra retornar a este Tribunal. A Justiça Eleitoral é um espaço de diálogo, de respeito e de responsabilidade. Atuarei com a máxima isenção possível, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis”, declarou.
Novo membro titular e substitutos
Para a vaga de titular na classe dos magistrados tomou posse o juiz Jocy Gomes de Almeida, que ocupou o lugar deixado pela então juíza Silvana Maria Parfieniuk. Ao se dirigir aos presentes, enfatizou a responsabilidade da função. “Assumo com responsabilidade e compromisso de colaborar com os trabalhos da Corte. A Justiça Eleitoral é dinâmica e essencial como guardiã da vontade popular”, disse.
Também foram empossados como membros substitutos na classe dos magistrados os juízes Roniclay Alves de Morais e Adriano Gomes de Melo Oliveira. “É uma honra compor o Tribunal. A colegialidade fortalece as decisões e nos permite amadurecer posições com diálogo e responsabilidade”, destacou o juiz Roniclay.
O juiz Adriano, por sua vez, mencionou os desafios atuais. “É uma satisfação integrar este colegiado. A Justiça Eleitoral tem papel essencial na legitimidade das eleições, especialmente diante dos novos desafios tecnológicos. Estou à disposição para contribuir.”
Compromisso institucional
Em nome das servidoras e servidores, o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, reforçou o apoio técnico e administrativo às atividades do colegiado. “A Justiça Eleitoral do Tocantins é reconhecida pelo trabalho de excelência. Temos uma equipe comprometida, leal institucionalmente e pronta para oferecer todo o suporte necessário aos membros da Corte”, afirmou.
Participantes
A solenidade contou com a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-TO, desembargador João Rodrigues Filho; do desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, Ouvidor Judiciário Substituto do TJTO, do procurador regional eleitoral, Rodrigo Mark Freitas; dos juízes membros titulares Rodrigo de Meneses dos Santos, Marcelo Augusto Ferrari Faccioni e Igor Itapary Pinheiro; dos juízes substitutos Carolynne Souza de Macêdo Oliveira e Renan Albernaz de Souza;
Também participaram pelo TRE-TO o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Valdenir Júnior; a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Ana Cecília Catapan; o secretário de Administração e Orçamento (Sador), Teodomiro Amorim; o secretário Judiciário e de Gestão da Informação (SJI), Vick Mature Aglantzakis; e o assessor jurídico-administrativo da Presidência (Aspres), Josué Batista de Oliveira.
Objetivos Estratégicos
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas em pé, posando para uma foto institucional, no ambiente interno do gabinete. São treze pessoas ao todo, a maioria vestida de terno e gravata, a juíza Carolynne usando terno branco e a desembargadora Silvana usa um conjunto social de blusa cor de rosa e saia preta. Todos estão alinhados lado a lado, olhando para a câmera, com postura ereta e expressão cordial. O ambiente é bem iluminado, com paredes claras, cortinas brancas, ar-condicionado ao fundo e móveis discretos, como cadeiras e um sofá à direita da imagem. O piso é de tom escuro e há portas de madeira nas laterais.



