Corregedores propõem criação e regulamentação do Comitê de Gestão da Segurança para as eleições
Corregedores propõem criação e regulamentação do Comitê de Gestão da Segurança para as eleições

O Corregedor Regional Eleitoral do Tocantins, juiz José Ribamar Mendes Júnior participou do XXXIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, realizado em Rio Quente (GO), de quinta-feira (11) até sábado (13).
Logo no início dos trabalhos do dia 12, o Colégio deliberou por apresentar ao TSE proposta para criação e regulamentação, pela Corte Superior, de Comitê de Gestão da Segurança para as eleições.
A experiência já foi vivida pelo TRE-TO, nas eleições de 2012, com a participação de todas as instituições responsáveis pela segurança no Estado.
Na visão do corregedor, Juiz José Ribamar Mendes Junior, a medida mostrou-se bastante exitosa, tanto na prevenção como numa reação rápida e efetiva na resolução de problema no dia das eleições e nos dias imediatamente anteriores.
A questão já havia sido debatida anteriormente pelos corregedores eleitorais, na reunião de encerramento da Gestão da Ministra Nancy Andrighi à frente da Corregedoria-Geral Eleitoral, realizada em Brasília-DF, no dia 21 de março.
Naquela ocasião, à unanimidade de votos, ficou reforçada a imprescindibilidade do Gabinete de Gestão de Segurança das Eleições junto aos TREs, ficando acertada nova apreciação da matéria no Colégio de Corregedores Eleitorais.
Em nova análise, o Colégio deliberou pela apresentação da proposta ao TSE, a ser minutada por comissão constituída pelos corregedores do Tocantins, Maranhão, Paraíba e Espírito Santo.
(L.M.)