TRE-TO capacita advogados para utilização do PJe

Para explicar as funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e esclarecer dúvidas sobre o sistema aos advogados, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins disponibilizou, entre os dias 16 e 19 de maio, treinamento de utilização da ferramenta. A capacitação foi orientada pelo coordenador da Judiciária (COJUD), Carlos Ancelmo Lima.
De acordo com Carlos Ancelmo, o treinamento diminui sensivelmente a possibilidade de haver erro no cadastro por parte dos advogados. “Apesar de ser fácil e intuitivo, a parte que é do advogado tem detalhes que não é bem explicado e com um curso como esse abrimos um pouco do leque das funcionalidades que não são bem visíveis e que não saem em qualquer tutorial ou manual, mas que a gente sabe e termina passando para eles coisas que os ajudam no dia a dia de trabalho”.
O advogado Leandro Manzano participou do treinamento e destacou a importância da oferta. “Era um anseio da advocacia o peticionamento eletrônico na Justiça Eleitoral e com certeza o sistema só vem a facilitar nossa vida, vai diminuir as nossas idas aos cartórios eleitorais e será possível peticionar de onde estivermos o que irá facilitar e melhorar os serviços da advocacia”, disse.
PJe
O Processo Judicial Eletrônico será oficialmente lançado na Justiça Eleitoral nessa segunda-feira (23/5). Trata-se de uma nova ferramenta de trabalho virtual na qual advogados vão peticionar pela internet, inicialmente, nas classes processuais Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Injunção, Ação Cautelar e Mandado de Segurança.
Com o PJe a Justiça Eleitoral Tocantinense dará mais transparência aos trâmites processuais, além de proporcionar economia de papel e impressão. Para seu funcionamento, os servidores da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação, Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e do gabinete dos juízes membros realizaram testes exaustivos no sistema para garantir a eficácia e o sucesso do PJe.
(ASCOM TRE-TO)