Eleições 2020: Justiça Eleitoral do Tocantins lança série de vídeos voltados ao eleitor indígena

Ao todo oito vídeos foram produzidos e contam com a participação de indígenas

Workshop inclusão sociopolítico dos povos indígenas

Para promover a inclusão cidadã e incentivar a participação política dos povos indígenas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) lança, nesta segunda-feira (31/08), uma série de vídeos voltados ao eleitor indígena.  A iniciativa faz parte do projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do Tocantins, realizado desde 2017, e que é um programa permanente do TRE-TO.  

Ao todo oito vídeos foram produzidos pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE/TO) e serão distribuídos por meio digital às etnias tocantinenses. Com informações objetivas sobre o processo eleitoral, como condições de elegibilidade, crimes eleitorais, propaganda eleitoral e o que pode ou não no dia das eleições, também estão sendo repassadas orientações sobre a importância do voto, incentivo à participação feminina no processo eleitoral e ocupação nos espaços de poder.

Quatro vídeos contam com a participação de indígenas das etnias Karajá, Xerente, Krahô e Apinajé que falam nas respectivas línguas maternas - Akwen (Xerente), Iny (Karajá, Javaé e Xambioá), Panhi (Apinajé) e Meri (Krahô) e repassam as orientações do TRE-TO na língua mãe de cada povo.

Também gravaram mensagens o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, que ressalta a importância da efetiva participação dos indígenas para o fortalecimento do processo democrático; a juíza membro do TRE-TO, Ângela Haonat; o Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano; e o juiz eleitoral da 13ª ZE de Cristalândia e coordenador do projeto de Inclusão, Wellington Magalhães.

O objetivo do projeto é construir instrumentos de efetivação plena dos direitos de cidadania dos povos indígenas. Com a pandemia do COVID-19, a gravação dos vídeos foi pensada para garantir a continuidade das ações, preservando a saúde de todos. “Esse ano tem sido de grandes desafios. A pandemia criou muitos obstáculos e distanciamento social, mas a Justiça Eleitoral não parou. Em breve teremos eleições municipais e o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas segue inovando com a distribuição destes pequenos vídeos educativos, traduzidos na língua materna de cada etnia, inclusive com a participação de lideranças indígenas. Esse projeto tem a finalidade de fortalecer a participação indígena no processo político democrático, com foco na segurança das eleições, na representação política e no diálogo entre culturas”, afirmou o juiz Wellington Magalhães.

Os vídeos estão disponíveis no canal do TRE-TO no Youtube.

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido