População de Taquaruçu Grande recebe ações da Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral do Tocantins marcou presença em uma ação conjunta com atividades de educação política da sociedade e atendimento cartorário ao eleitor.

Votação na urna eletrônica
Foto: Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

Uma tarde de aprendizado, direitos revelados e o exercício da cidadania. Assim foi no último sábado (27/11), na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, região de Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas. A Justiça Eleitoral do Tocantins marcou presença em uma ação conjunta com atividades de educação política da sociedade e atendimento cartorário ao eleitor.

Durante o evento, o “+ Mulher + Democracia”, projeto coordenado pela juíza Edsssandra Barbosa, promoveu uma palestra ao público presente sobre a importância da participação feminina na política. Conforme destacou a magistrada, as mulheres precisam participar mais da vida política, votar em outras mulheres, assim como os homens devem também incentivar candidaturas femininas. “Ainda há uma participação feminina muito reduzida na política no Brasil e nós precisamos mudar essa realidade. Precisamos ser representadas porque nossas angústias, nossos conflitos, nossas dores somente nós sabemos quais são”, destacou a coordenadora. 

Para a eleitora Ana Borges, que assistiu à palestra do projeto, é fundamental aumentar a participação da mulher na política. “Não quer dizer que vamos tomar todo o lugar do homem na política, mas precisava pelos menos dividir. Uma participação maior”. 

Já o projeto “Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro” realizou ação para cerca de 25 alunos do ensino fundamental. Com atividades lúdicas, a intenção do projeto é inserir o jovem no processo eleitoral e conscientizá-lo a respeito da importância do voto. A estudante Ane Beatriz Rodrigues da Silva comentou sobre a relevância da iniciativa. “O jogo de tabuleiro foi ótimo e esclareceu muitas dúvidas sobre as eleições”, afirmou. 

Atendimento cartorário ao eleitor

O TRE também promoveu alistamento eleitoral e regularização de título para os moradores da região. Foram  realizados 34 atendimentos. Alexandre Soares Barbosa foi uma das pessoas que aproveitou a ação para mudar o local de votação. “Fizemos a transferência pra cá porque agora estamos morando na chácara e vai ficar bem mais fácil para votar ano que vem”, disse.

Ação conjunta

Iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, a ação teve por objetivo a valorização e garantia de direitos dos sujeitos do campo à cidadania, inclusão social produtiva, conhecimentos e saberes diversos por meio da oferta de serviços sociais, palestras educativas e formativas e cursos, numa perspectiva transdisciplinar. Além do governo do Estado e do TRE-TO, participam da mobilização a Defensoria Pública do Estado, Sebrae, Receita Federal, INSS e Prefeitura de Palmas.

 

Paulo Gualberto – estagiário ASCOM TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido