Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história
Conheça Wagner Mansur, chefe de cartório da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso.

Chegamos ao primeiro ano de publicação da série “Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história”, compartilhando memórias e relembrando fatos interessantes a respeito da Justiça Eleitoral no estado. Pelo olhar de quem ajuda a escrever cada capítulo desta história, vamos reforçando o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins com o cidadão e com a democracia. Na edição deste mês, conheça a história do chefe de cartório da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, Wagner Mansur de Sousa Carvalho.
Natural de Ananás, Wagner foi empossado em fevereiro de 2006 no cargo de Técnico Judiciário e iniciou sua trajetória na Justiça Eleitoral do Tocantins como chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral de Itaguatins, onde permaneceu por cerca de dois meses. Já em maio daquele ano foi removido para a 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, onde está até hoje. Chefe de cartório de uma zona eleitoral responsável por quatro municípios (Bom Jesus do Tocantins, Pedro Afonso, Rio Sono e Tupirama), o que não faltam são histórias para contar.
Em 16 anos de Justiça Eleitoral o servidor contribuiu em diversos projetos e ações da 23ª ZE. Um deles foi a construção da sede própria do cartório. Quando o servidor assumiu em Pedro Afonso o cartório eleitoral ainda funcionava nas instalações do Fórum da Comarca. “Entre muitos momentos importantes ao longo desses anos, destaco o nosso esforço no sentido de conseguir a doação do imóvel onde hoje está a sede do Fórum Eleitoral da 23ª Zona, inaugurada em 2009”, recordou. “Também lembro bem da primeira eleição, ainda em 2006. Dentre as várias estratégias para garantir a realização do pleito daquela época, foi de suma importância o relacionamento com as comunidades. Tive de conhecer as pessoas, capacitá-las e confiar nelas para me ajudar nas responsabilidades de realizar uma eleição, e deu certo. Só tenho a agradecer aos colegas e amigos, que são muitos, e que fizeram parte desse sucesso”, afirmou.
Outro evento importante e de muita dedicação, destacado pelo servidor, foi a implantação da biometria no estado. Isto porque a 23ª Zona foi a primeira Zona Eleitoral do estado a iniciar e terminar o recadastramento biométrico. “Esse projeto, iniciado em 2009 e concluído em 2010 foi especialmente desafiador pela sua inovação e necessidade de mobilização dos eleitores. Novamente fomos a campo e, com uma equipe de servidores esforçados e dedicados, e com muitas horas de trabalho, entregamos o resultado”, afirmou.
Os desafios do ofício são grandes, mas para Wagner trabalhar na Justiça Eleitoral é motivo de orgulho. “Reconheço a importância dessa instituição para meu crescimento profissional e humano. As oportunidades de treinamento e capacitação possibilitaram meu desenvolvimento. Hoje, após 16 anos de trabalho, sinto-me mais preparado para os desafios profissionais e consciente da importância do meu trabalho para o fortalecimento da democracia no nosso país. Agradeço a todas as servidoras e servidores com os quais trabalhei e trabalho e a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboram com a Justiça Eleitoral na 23ª Zona. Se tenho conquistas profissionais, são elas, também, fruto do esforço de uma equipe dedicada e trabalhadora”, pontuou, frisando ainda seu cuidado com cada eleitora e eleitor atendido pela zona eleitoral. “Todo cidadão que fica satisfeito com a qualidade do serviço prestado é motivo de esperança nesse momento em que se renova a confiança na força da democracia como instrumento para construção de um futuro melhor para todos”, complementou.
Educação Política
Com diversas ações voltadas à educação política da sociedade, Wagner destaca o projeto “Comícios da Cidadania”, realizado em julho de 2008, com o objetivo de levar o conhecimento da cidadania aos eleitores, nas praças públicas. Iniciativa pioneira no estado contou com a participação do juiz eleitoral Milton Lamenha de Siqueira, Ministério Público Eleitoral, Defensoria Pública, OAB, Polícia Militar e Polícia Civil. “Fomos às praças com a equipe, montamos palanques, organizamos sonorização, cadeiras, convidamos as comunidades, soltamos fogos, tudo feito para garantir o sucesso do projeto; e por meio da peça teatral do TRE-TO “Voto Consciente” promovemos a conscientização política de centenas de eleitores”, recordou. “Em Rio Sono, o comício aconteceu à luz dos faróis dos carros, pois a energia acabou no momento do evento”, complementou, ressaltando o poder das ações junto à comunidade. “Compartilhar conhecimento sobre democracia, cidadania e direitos políticos, com adolescentes e jovens nas escolas públicas, é motivo de alegria, fazendo-nos acreditar na revitalização constante da cidadania”,
disse.
Atualmente Wagner e a equipe da 23ª ZE desenvolvem mais um projeto muito bacana: as eleições unificadas dos grêmios estudantis do Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso), Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus do Tocantins), Escola em Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama) e Colégio Estadual Rio Sono (Rio Sono). Segundo Wagner, a iniciativa está sendo realizada em parceria com a Diretoria Regional de Educação e garantirá a realização das eleições dos grêmios em data unificada, com votação eletrônica e apoio da Justiça Eleitoral na organização do passo a passo do processo eleitoral. O projeto conta com a participação de mais de 2 mil alunos das escolas públicas e será concluído em abril com a eleição, diplomação e posse dos candidatos mais votados. “Essa ideia nasceu da nossa percepção da necessidade de fortalecimento da democracia estudantil, fruto das nossas palestras nas escolas”, destacou.
Quer saber onde estão registradas essas e outras iniciativas? É só acessar o blog da 23ªZE, onde Wagner divulga para a comunidade da região os detalhes de cada ação desenvolvida. A página virtual está ativa desde 31 de março de 2012 e, de acordo com o chefe de cartório, atualmente possui quase 23 mil visualizações. Clique aqui para acessar o blog da 23ªZE.
Série
Confira abaixo todas as reportagens da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história.
Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis
Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho
Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo
Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias
João Paulo Aires, chefe da 20ª Zona Eleitoral de Peixe
Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO
Rogério Miranda, chefe da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte
Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica do TRE-TO
Auryany Dias, chefe da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins
Monalisa Cruz, chefe da Seção de Acórdãos, Resolução e Apoio ao Pleno
Lélio Araújo, chefe da 34ª Zona Eleitoral de Araguaína
Kathiene Pimentel, coordenadora de Educação e Desenvolvimento
Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO