28ª Zona Eleitoral de Miranorte passa por auditoria externa

28ª Zona Eleitoral de Miranorte passa por auditoria externa

Dando prosseguimento ao processo de auditoria externa do Sistema  de  Gestão  da Qualidade, na tarde desta quinta-feira (5), foi auditado o processo de atendimento ao eleitor da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte, 1º cartório do país a possuir o certificado ISO 9001:2008. Responderam aos auditores o juiz eleitoral, Cledson José Dias Nunes e o servidor, Samuel Barbosa e Queiroz.

A equipe do Cartório e a logística para o atendimento biométrico itinerante da 28ªZE foi apresentada aos auditores Roberta Bertoni, do Instituto Totum e Júlio Calassara, do INMETRO, pelo juiz eleitoral, que, na oportunidade, destacou a importância das parcerias no processo de recadastramento  biométrico . “Para o sucesso dos trabalhos a parceria com as prefeituras e câmaras municipais tem sido primordial, por meio da cessão de servidores para atuarem no Cartório”.

Dentre os procedimentos, a auditora Roberta Bertoni verificou as informações do cadastro de eleitores, desde a inscrição até a emissão do título, e também o indicador “índice de satisfação do cliente”, que atingiu quase 95% de aprovação dos serviços.

 O servidor do Cartório Samuel Barbosa, apresentou ações para garantir ao eleitor um atendimento cada vez melhor, como ações de   implementação de infraestrutura física e tecnológica.

Para finalizar as averiguações os auditores acompanharam o atendimento ao eleitor, desde a chegada, recadastramento biométrico e entrega do título.

A auditoria prossegue na sede do TRE-TO até amanhã (6/11) com reunião de encerramento previsto para 15h. Ao final da auditoria serão discutidas e apontadas melhorias e estando em conformidade, será mantida a Certificação da sede e Cartório.


Certificação ISO 9001

O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil. A partir daí, vem implementando melhorias contínuas nos processos e procedimentos. Anualmente o TRE-TO passa por verificações de auditores externos, contratados por meio de empresas especializadas, para aferir os mecanismos adotados para garantir a certificação ISO 9001. Essas auditorias acontecem desde o ano de 2005, quando obteve a Certificação.


Normas ISO 9001

A Certificação ISO 9001 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. O objetivo é prover ao mercado a confiança de que as empresas certificadas podem fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o especificado inicialmente.

Receber um certificado de conformidade da NBR ISSO 9001:2008 significa que a organização possui uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade, e que está gerenciando seu negócio a favor da boa qualidade.




(Gilsiandry Carvalho / ASCOM TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido