Presidente do TRE-TO destaca preparativos para as eleições em coletiva à imprensa
Presidente do TRE-TO destaca preparativos para as eleições em coletiva à imprensa

Os preparativos para a realização das eleições no Tocantins no dia 07 de outubro, foi tema de entrevista coletiva realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na manhã desta terça-feira (02).
Cerca de 12 veículos de comunicação compareceram a coletiva, ocasião em que o desembargador Marco Villas Boas deu as boas vindas a todos e destacou a importância da imprensa para a democracia no país. Na seqüência, ele abordou aspectos referentes às eleições dando ênfase à logística.
Villas Boas abordou temas relacionados a segurança, gastos, previsão dos resultados e tecnologias de desenvolvidas pelo TRE-TO visando agilizar o processo de apuração dos boletins de urnas. Além do mais foram discorridos assuntos referentes a propaganda eleitoral, aplicação da Lei da Ficha Limpa e crimes eleitorais, como a compra de voto.
Na oportunidade, Villas Boas explicou o papel do TRE nas eleições tocantinenses, enfocando a certificação internacional que o Tribunal vem recebendo há seis anos. “A Justiça Eleitoral é referência mundial nas eleições e podemos dizer que o TRE-TO também é 1º do mundo na realização do processo eleitoral, já que vem sendo avaliado por critérios rígidos e conseguido destaque no planejamento e práticas efetivas de ações no contexto eleitoral”, disse.
Resultado do pleito
Durante a coletiva foi anunciada a previsão da divulgação do resultado do pleito. Para Palmas o resultado deverá sair por volta das 19h. Para o estado a previsão de finalização é para 21h.
Villas Boas aproveitou o momento para conclamar os eleitores a comparecerem às urnas. “Conclamo a todos a usar o livre exercício do voto no dia 07 de outubro. Permaneçam no estado. Não viagem no feriado de 05 de outubro, pois esse é um momento fundamental para os eleitores escolherem seus representantes”.
O diretor-geral, Francisco Cardoso informou sobre a Pesquisa de Satisfação que o Tribunal irá realizar no dia da eleição nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.
Já o corregedor regional eleitoral, juiz José Ribamar Mendes Júnior falou sobre a segurança nas eleições. “Haverá apoio do exército em cinco zonas eleitorais. Também darão suporte ao pleito, efetivos da PM, Exército, Polícia Civil e Polícia
Federal”.
Dados
Orçamento Eleições: R$ 3.685.777,20 (Três milhões, seiscentos e oitenta e cinco mil, setecentos e setenta e sete reais e vinte centavos) destinado a locação de veículos, alimentação de mesários, diárias, convênio com PM, camisetas para mesários e pessoal de apoio, aquisição de materiais.
Eleitorado Tocantinense: 990.811 eleitores
Zonas Eleitorais: 35
Locais de Votação: 932
Seções Principais: 3.434
Urnas eletrônicas: 4.696
Quantidade de mesários: 13.812
(T.C/L.M.)