Diretor da EJE, desembargador Moura Filho, encerra VIII ciclo de palestras

Durante dois dias a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), promoveu o VIII Ciclo de Palestras sobre Direito Eleitoral. O evento foi encerrado na noite desta terça-feira (11), pelo vice-presidente do TRE-TO e diretor da EJE desembargador José de Moura Filho. "O evento alcançou o objetivo proposto. Com certeza os alunos que aqui compareceram se tornarão multiplicadores e estarão mais preparados para exercer a cidadania". Moura Filho destacou também a brilhante parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que sensibilizou os alunos e os transportou até o local.
No evento ocorreu no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas -TO e teve a participação de mais de 2 mil alunos de escolas públicas da capital. Os temas ministrados no encontro foram escolhidos de forma a despertar nos jovens, com idade entre 15 e 18 anos, que votarão pela primeira ou segunda vez, a consciência na escolha dos candidatos.
Palestrantes de renome nacional como o juiz Márlon Reis falou sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Assunto abordado também pelo juiz e ouvidor do TRE-TO, Zacarias Leonardo. “Esta é a primeira vez que a Lei da Ficha Limpa será aplicada na sua totalidade. Por este motivo, você eleitor será o grande juiz nesta eleição”.
Durante a palestra o magistrado destacou assuntos como ética, cidadania e corrupção eleitoral, relacionando a realidade eleitoral com a peça de teatro Voto Vendido Consciência Perdida, apresentada por servidores do TRE, que fizeram apresentações em todos os turnos do encontro. O ouvidor explicou também qual o papel da Ouvidoria e divulgou o telefone 08006486800, número que o cidadão poderá ligar para saber informações e fazer denúncias. Ele esclareceu também que a Ouvidoria não recebe denúncia anônima.
Cargos Públicos
Durante toda programação, o professor e advogado Pedro Biazotto discorreu sobre o valor do voto, as atribuições do chefe do executivo municipal e dos membros do legislativo municipal, oportunidade que alertou os estudantes sobre o verdadeiro papel destes gestores. “Vocês podem e devem fiscalizar as ações destes políticos a frente dos cargos públicos”.
Em sua palestra, o Promotor Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, Edson Resende de Castro, disse que cada eleitor tem muita importância no processo democrático. “Nós transferimos poder às pessoas eleitas, mas este poder não é delas e sim nosso”, reforçou o promotor.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do TRE-TO e presidente do Colégio de Presidentes dos TREs, desembargador Marco Villas Boas. Diversas autoridades também prestigiaram o evento, como o a Subsecretária de Educação Básica, Leda Maria Menezes e o Secretário Estadual para Missões Especiais, Darci Coelho. Também compareceram às palestras professores e diretores de escolas públicas de Palmas.
(T.C)