Primeira etapa do treinamento tem participação maciça dos mesários

A abertura do treinamento dos mesários que trabalharão na 29ª Zona Eleitoral de Palmas, durante as eleições foi realizada pelo chefe de cartório Adielson Gonçalves, que deu as boas vindas aos participantes e apresentou a equipe responsável pelo treinamento.
O grupo é formado pelo assessor de pesquisa, estratégia e gestão da qualidade José Paiva, pela assessora de planejamento e gestão da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação Wagna Cristiane Ribeiro, pelo chefe de seção de gestão de desempenho Clairton Thomazi e pelo Chefe de seção de análise e contabilidade Reinaldo Machado Miranda.
Na palestra, o servidor José Paiva falou sobre a importância do treinamento, destacando a atuação da Justiça Eleitoral nas eleições brasileiras. “O Brasil é referência nas eleições e por essa razão devemos primar pela excelência na prestação desse serviço”, disse Paiva;
Durante a capacitação os mesários assistiram vídeos sobre cidadania, ética e acessibilidade. O chefe do cartório reforçou como deve ser o comportamento do mesário. Falou também dos materiais que ele receberá, dentre eles: listas com os nomes dos eleitores e candidatos e cartilha da Justiça Eleitoral. Ocasião que também foi abordado o auxilio alimentação, no valor de R$ 20,00 o qual será repassado a cada mesário.
Atendimento
O servidor Clairton Thomazi fez demonstrações sobre como deve ser o atendimento ao eleitor portador de necessidades especiais. “O atendimento a esse eleitor não difere dos demais. Entretanto, há situações que o mesário deve ficar atento. Como por exemplo, não falar alto com o deficiente visual. Ele não é surdo, mas sim tem deficiência visual”. Thomazi também lembrou que os mesários devem repassar para a Ata, a ocorrência de portadores de necessidades especiais, daquela seção.
Adielson Gonçalves falou sobre os procedimentos que vão desde a chegada do mesário às 7h na seção, ao encerramento às 17h. “Haverá 10 equipes volantes que estarão apoiando os mesários, será repassado o número da central de atendimento, que rapidamente irá solucionar o problema, caso ocorra”.
Em Palmas serão 71 locais de votação com 469 seções. Segundo o chefe de cartório, todos esses lugares terão um pólo de transmissão. “Com o encerramento da votação, o mesário deverá entregar nesse pólo uma mídia (pen drive), juntamente com uma via do Boletim de Urna (BU)”.
Com o objetivo de acumular conhecimento e participar do momento democrático do país, o servidor público Aurisan Pessoa Barroso, trabalhará como mesário pela 3ª vez. “Quero colaborar com a sociedade no sentido de auxiliar na escolha de bons políticos. Penso que esse é o momento dos eleitores escolherem candidatos que desempenhem bem suas funções”.
(T.C)