FORTI: Goiás e Pará se interessam por projeto de TI desenvolvido pelo TRE-TO

A apresentação do projeto Gestão de ativos de TI com a tecnologia Rádio Frequency Identification (RFID), durante o 4º Fórum Nacional de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral (FORTI), que aconteceu em Brasília na quarta-feira (28), proporcionou importantes parcerias com outros TREs, entre eles os de Goiás e do Pará.
O secretário de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde, o coordenador de Sistemas Eleitorais, Jader Batista Gonçalves e o chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas, Francisco Araújo dos Martírios Moura Fé participaram do evento. Segundo Moura Fé, os Secretários de Tecnologia da Informação do Pará e Goiás manifestaram, de imediato, interesse em participar do projeto junto com o TRE-TO. “Na oportunidade fomos convidados para conhecer a estrutura e procedimentos utilizados no TRE do Pará, no que diz respeito às urnas eletrônicas”, disse Francisco Moura Fé.
Ele ainda acrescentou que a participação no 4º FORTI foi muito importante. “Principalmente pela oportunidade de ‘vender’ uma ideia num ambiente onde os maiores interessados estão presentes. Desta forma o projeto sai fortalecido e ganha apoio das diversas áreas”, disse Francisco Moura Fé.
O RFID é um projeto inovador na Justiça Eleitoral, e teve ampla aceitação de todos os Tribunais que inclusive, sugeriram que o TSE fornecesse apoio para que o mesmo seja implantado em todos os TREs.
Como funciona
O projeto visa a melhor gestão dos ativos de TI, tais com urnas eletrônicas, computadores dentre outros, utilizando etiquetas (tags) que possuem um chip que permite a identificação via rádio frequência. A etapa inicial contempla as urnas eletrônicas, visto que estas, a partir do modelo 2009, já vieram com as etiquetas de fábrica, posteriormente o projeto abrangerá os demais ativos de TI e bens móveis. A tecnologia permite a realização de inventário dos patrimônios de forma automatizada, trazendo mais segurança e agilidade sem haver a necessidade de obter informações de forma manual.
Sobre o FORTI
O Fórum de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral, FORTI é o evento que tem por objetivo promover o intercambio de soluções informatizadas desenvolvidas e utilizadas na Justiça Eleitoral, promover o desenvolvimento tecnológico dentro de padrões mínimos, no intuito da manutenção de um modelo físico e lógico entre os parques computacionais da Justiça Eleitoral, e incentivar a reutilização e portabilidade de sistemas entre TREs e TSE, objetivando economia de escala em futuros investimentos tecnológica.
(L.M/T.V)