Estudantes destacam a complexidade de TI do TRE-TO

Durante a quarta visita de alunos de Direito ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), na tarde desta quarta-feira (28/5), a segurança do processo eleitoral do TRE como ponto importante da Instituição foi o que mais chamou a atenção dos acadêmicos. Mais de 10 universitários da Faculdade Unitins conheceram o TRE-TO e as unidades da Secretaria do Tribunal. As visitas integram o Projeto “Universitários na Justiça Eleitoral” e são promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO).
Durante a sessão do Tribunal Pleno do TRE, naquela tarde, o Diretor Executivo da Escola de Justiça Eleitoral (EJE), Juiz Federal Waldemar Cláudio de Carvalho deu as boas vindas aos alunos, ressaltando a importância do debate na área do direito. “Sejam bem-vindos a esta Casa de Justiça, é uma oportunidade que muitos de nós não tivemos quando fizemos o curso, que é de presenciar ao vivo o funcionamento do tribunal e suas divergências, como que transcorre todo o desenrolar dos feitos. É muito importante ter este contato”, afirmou.
O Juiz Waldemar destacou a visita como uma possibilidade dos alunos despertarem o interesse por esse tema tão especifico que é da justiça especializada. “É um tema de direito eleitoral, ainda infelizmente pouco estudado e que precisa ser aprimorado pelos pesquisadores e profissionais de direito”, comentou.
Para o acadêmico Alex Coelho, que tem graduação em Ciência da Computação, inclusive com mestrado na área, considerou a segurança nos sistemas de informática como grande diferencial da Justiça eleitoral. “A questão que eu teria a destacar seria a parte de TI, a questão de transmissão de dados obviamente é uma parte bem complexa, levando-se em consideração a parte de criptografia e troca de dados, sem falar na segurança necessária para confiabilidade do processo eleitoral”.
(Gilsiandry Carvalho - Ascom / TRE-TO)