Nutrição e prática de atividade física são primeiros temas da II Semana da Saúde

Objetivando oferecer informações para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), por meio da Coordenadoria de Assistência Médica Social, promove de hoje até sexta-feira (21 a 23/5) a II Semana da Saúde, no auditório Teotônio Rufino Segurado de 16 às 18 horas. Os primeiros temas abordados foram nutrição e atividade física.
Na abertura das palestras, o Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral do Tocantins, Desembargador Marco Villas Boas parabenizou pela organização do evento e destacou sua importância. “Mesmo que seja uma vez por ano, é preciso discutir e refletir acerca de nossa saúde. Temos palestras interessantes que, evidentemente, vão contribuir pra a melhoria da qualidade de vida de cada um”, elogiou.
Em nome da Presidente do TRE, Desembargadora Jacqueline Adorno, o Diretor Geral, José Machado dos Santos, ao dar as boas vindas aos presentes, destacou a participação de todos, inclusive dos colaboradores das 35 Zonas Eleitorais. Ele pontuou sobre a relevância de se considerar a saúde do servidor para a melhoria do trabalho desenvolvido. “Quando falamos em gestão de pessoas, geralmente tendemos a lembrar das nobres ações funcionais e, na maioria das vezes, deixamos de lembrar que cuidar da saúde física e mental do servidor é sim uma ação de gestão e uma das mais importantes,” justificou.
As palestras
Hoje, o foco da Semana da Saúde foi a nutrição e a atividade física. Para explanar sobre os temas foram convidados o educador físico Moufid Aziz e a nutricionista Isabela Soares. Dentre as muitas dicas e informações repassadas aos participantes, Aziz destacou a prática da atividade física regular como forma de se impedir problemas como a depressão e também a necessidade de acompanhamento médico para o início de atividades, principalmente, para pessoas com sobrepeso, maioria dos servidores da Justiça Eleitoral, como aponta diagnóstico elaborado Coordenadoria de Assistência Médica. Isabela soares mostrou os 10 passos para uma alimentação saudável, conforme a Organização Mundial de Saúde dentre outras informações.
Depoimentos
Zenira Batista, 82 anos (mãe do servidor Wilton Batista Franco, lotado no protocolo)
Fui convidada pela Dra. Mary para participar da Semana da Saúde. Ano passado também participei e achei muito boa. Gostei das informações, principalmente, da necessidade de fazer educação física, coisa que faço desde os 40 anos de idade.
Hernandes Rodrigues Ceres, 39 anos, lotado na Secretaria de Tecnologia da Informação na Seção de Redes.
O que destaco de interessante nas duas palestras foram a frequência com que devem ser feitas as atividades físicas e a classificação dos alimentos. Alguns mitos que vimos, como por exemplo com relação ao açúcar e de gorduras em alguns alimentos. Este tipo de evento não é importante apenas pela confraternização dos servidores, por ser um momento no qual acabamos encontrando os colegas, como também para promover a saúde, algo que, muitas vezes, deixamos de lado, sempre postergando.
Alexandre Santos Monteiro, 41 anos, motorista do TRE
As informações que tiramos hoje das palestras são fundamentais. O ser humano precisa de atividades físicas e com relação à nutrição descobri que é necessário associar frutas com fibras e outros tipos de alimentos. Focar só em frutas, descobri que não se consegue emagrecer. A promoção deste tipo de evento é muito importante. Não temos acesso a este tipo de informação em nosso cotidiano e tendo a oportunidade de tê-la é fundamental para a qualidade de nossa vida.
Programação
22/05
16 horas - "Estética com saúde em prol do bem estar e qualidade de vida"
Palestrante: Dr. Renato Reis
17 horas - “Patologias do aparelho digestivo”
Palestrante: Dr. Paulo Reis
23/05
16 horas - Álcool e droga na família
Palestrante: Dr. Rodolfo Braga Ladeira.
Marco Tullio Tavares (Ascom, TRE-TO)