Patologias do aparelho digestivo e estética foram temas do segundo dia da II Semana da Saúde

No segundo dia (quinta-feira, 22/05) da II Semana da Saúde da Justiça Eleitoral do Tocantins, sob um auditório lotado e com participação dos servidores de todas as Zonas Eleitorais, por meio de transmissão ao vivo pela Intranet, o foco das explanações foi a “Estética com saúde em prol do bem estar e qualidade de vida” e “Patologias do aparelho digestivo”. O evento, que segue até hoje, iniciou nesta quarta-feira (21/05) e acontece no auditório do TRE-TO de 16 ás 18 horas.
O primeiro a palestrar foi o Dr. Renato Reis, médico especialista em medicina estética, que atua no TRE-TO. Ele apresentou um pouco dos procedimentos estéticos mais comuns, o que foi aprofundado por sua colega Tatiany Alencar, profissional de enfermagem, que está se especializando em Cosmetologia e Estética. Limpeza de pele, hidratação facial e drenagem linfática foram alguns dos temas esmiuçados por ela.
Em seguida, o especialista em Medicina Preventiva e Longevidade Saudável, Dr. Diego Agnolin, abordou sobre modulação hormonal, que, segundo ele, é o procedimento que permite alterar a idade biológica de um indivíduo. Em sua explanação, o médico afirmou que a média de envelhecimento vem aumentando e que é possível viver com qualidade de vida, mesmo aos 100 anos de idade. Ele demonstrou 10 dicas para ser ter uma vida saudável e fez um breve relato sobre as pausas hormonais que afetam o ser humano.
Cirurgião plástico há cerca de 30 anos, o Dr. Sérgio Morais alertou ao público presente sobre os riscos de uma cirurgia plástica. Ele apresentou alguns dos procedimentos mais comuns realizados pela especialidade e aconselhou ao público a buscar a prevenção, com atividades saudáveis, em vez de partirem logo ao procedimento cirúrgico, por ser sempre de risco.
Responsável pela abordagem das patologias do aparelho digestivo, o Dr. Paulo Reis, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e doutorando no serviço de transplante de órgãos, abordou de forma bem humorada sobre alguns exames necessários para a identificação de alguns tipos de cânceres no aparelho digestivo, que detectam nódulos cada vez menores. Ele deixou seu recado para os homens, que não costumam frequentar os consultórios médicos, para que deixem de preconceitos e cuidem da saúde.
Zonas eleitorais
Está disponível no auditório, equipe para receber perguntas dos servidores das zonas eleitorais. Por meio do e-mail semanasaude@tre-to.jus.br é possível interagir presencialmente com os especialistas que estão se apresentando.
Depoimentos
Marise Sardinha 50 anos, lotada na Secretaria de Tecnologia da Informação
As palestras foram muito interessantes e esclarecedoras pelo fato da gente muitas vez não olhar para si mesmo por sempre está envolvido com outras coisas. Então é um momento que a gente para, e são vários temas interessantes. Vou levar pra casa e pros consultórios dos médicos os quais procuro, pois os temas abordados abrem os olhos da gente. A prevenção é um grande investimento na saúde .
José Alberto Montelo Moura, 52 anos, Seção de Informações Processuais (Seip)
Conhecimento na forma de se preparar mais pra se cuidar e buscar o caminho da saúde, se movimentar, se alimentar e ser forte nisso para poder resistir à comida e a cervejinha, principalmente. Disseminar dentro de casa porque o habito não é mudado só com palavras mas também com atitudes.
Jacira Brito, 50 anos, Lotada na Seção de Legislação e Normas
Para mim a semana da saúde representa uma medida necessária porque saúde quando tratada preventivamente tanto para instituição, quanto para o servidor ou dependente que se beneficia do plano é vantajoso, para a instituição, porque o ônus financeiro é menor, para o usuário do plano seja ele servidor ou dependente ganha com saúde. As palestras de hoje, principalmente, que estão tratando de doenças decorrentes da idade são importantes para os servidores que.
Último dia
23/05
16 horas - Álcool e droga na família
Palestrante: Dr. Rodolfo Braga Ladeira.
Marco Tullio Tavares (Ascom, TRE-TO)