Servidores participam de palestra sobre Governança Corporativa

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoveu, na tarde desta sexta-feira (16/5), em seu auditório, a palestra “Governança Corporativa, com ênfase nos conceitos de Transparência, Integridade e Prestação de Contas”. Ministrada pelo Professor Especialista em Gestão Estratégica de Projetos, Joel Solon Farias de Azevedo, a explanação faz parte do curso com o mesmo tema que é oferecido na modalidade educação à distância para servidores da Instituição. O evento contou com a presença da Desembargadora/Presidente, Jacqueline Adorno, e do Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral, Juiz Federal Waldemar Cláudio de Carvalho. A palestra foi transmitida via Intranet para todas as Zonas Eleitorais do Tocantins.
Ao dar as boas vindas ao palestrante e ao público presente, a Desembargadora Jacqueline Adorno teceu algumas considerações acerca das mudanças ocorridas no Poder Judiciário, com a instalação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e sobre as obrigações do gestor público com a transparência. “Após sua instalação, o CNJ trouxe grandes contribuições para a melhoria da gestão do Poder Judiciário, uma delas, certamente forma as metas de nivelamento. [...] mais do que informar, o gestor deve disponibilizar às partes interessadas as informações de seu interesse e não apenas impostas por disposições de lei ou regulamentos”, defendeu.
Durante sua explanação, o professor Joel Solon elogiou e destacou pontos positivos da Justiça Eleitoral do Tocantins, que desde 2005 possui certificação de qualidade ISO 9001, o que, segundo ele “demonstra que o TRE-TO deixa o modelo de gestão burocrática para o gerencial”. Ao abordar modelos de gestão e de estratégia, o especialista em gestão estratégica de projetos fez algumas considerações pontuais sobre a Instituição, que fecha em 2014 o ciclo de seu planejamento estratégico, elaborado em 2010.
Para ele o momento é de negociação de metas, com responsabilidade na produção de resultados. O professor destacou o novo perfil do cidadão brasileiro, que “quer um atendimento diferenciado”. Neste sentido defendeu a participação dos clientes na definição e redefinição de metas “como forma de garantir um processo democrático no planejamento”. O professor enfatizou os novos rumos e metas para a gestão de pessoas, investindo em qualificação e em premiações que possam estimular maior rendimento funcional.
Entenda governança corporativa
Conforme o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) ela é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre as partes interessadas. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos.
(Marco Tullio - ASCOM / TRE-TO)