Sistema de câmeras nos Cartórios Eleitorais intensifica segurança
Sistema de câmeras nos Cartórios Eleitorais intensifica segurança

A grande maioria dos Cartórios Eleitorais do Tocantins conta, desde o mês passado, com sistema de segurança por meio de circuito fechado de TV. Cerca de 300 câmeras de vídeo e equipamentos de Digital Video Recorder (DVR), que gravam até 30 dias de imagens, foram instalados, o que irá conferir ainda mais controle nos postos da Justiça Eleitoral. O Anexo do TRE-TO e o depósito de urnas, em Palmas, também receberam o aparato tecnológico.
Apenas nos Cartórios Eleitorais da 12ª ZE de Xambioá, 13ª ZE de Cristalândia e a 26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins, faltam instalar os equipamentos, pois está em fase de conclusão a construção de suas sedes definitivas.
Em cada unidade, cerca de 8 a 10 câmeras foram disponibilizadas, o que irá permitir ao chefe do cartório e ao juiz eleitoral acompanhar a movimentação de pessoas de seus gabinetes. Na sede do TRE-TO, a equipe de segurança também pode acessar as imagens em tempo real e, durante o período, quando não houver expediente, verificar a sua segurança. “Este sistema veio atender a um pedido das ZEs e com isso o Tribunal ganha muito quando necessitar elucidar eventuais problemas de segurança”, defendeu Ananias de Jesus Renovato, da Seção de Segurança e Transportes (SETRAN), um dos responsáveis pelo projeto.
Está prevista a ampliação do sistema com a implantação de alarmes junto às câmeras, possibilitando, conforme afirma Renovato, maior controle da segurança dos postos da Justiça Eleitoral, em todo Tocantins.
Thuanny Vieira e Marco Tullio Tavares, ASCOM/TRE-TO