TRE-TO sedia reunião de trabalho do Grupo JE Connect

Acontece entre 2 e 6 de junho, no Anexo I do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o Encontro JE-Connect da Justiça Eleitoral. O evento reunirá, em Palmas, o Grupo de Trabalho (GT) que auxilia no desenvolvimento da ferramenta JE Connect, utilizada pela Justiça Eleitoral na transmissão mais ágil e segura dos votos, desde 2008.
De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho do TRE-TO, o encontro é para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, implementar funcionalidades e corrigir possíveis problemas. A ferramenta JE Connect desse ano terá melhor desempenho a partir da utilização no sistema operacional Linux.
O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.
A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pendrive. Com isso, os resultados das urnas podem ser apurados nos próprios locais de votação e enviados a partir de qualquer computador conectado ao Tribunal Eleitoral, em rede Virtual Private Network (VPN). Assim, há mais garantias de uma rápida apuração e divulgação total dos votos.
Compõe o Grupo de Trabalho 24 profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) de 14 Tribunais Eleitorais do país, juntamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nos dias 5 e 6 de junho acontece também, paralelo ao encontro, reunião de repasse da solução JE Connect aos demais Tribunais Regionais, que não compõem o Grupo de Trabalho, mas que utilizam a ferramenta ou que desejam conhecê-la. Na ocasião, serão apresentadas todas as funcionalidades do sistema que será utilizado nas eleições de 2014.
Para participar da reunião de repasse, os representantes da área de TI dos Tribunais interessados deverão fazer inscrição no link abaixo:
Confira a programação da reunião dos dias 05 e 06/06 aqui.
(Gilsiandry Carvalho – Ascom / TRE-TO)