Central de Urnas, Centro de Memória e galeria de ex Diretores-Gerais

Central de Urnas, Centro de Memória e galeria de ex Diretores-Gerais são inaugurados

Central de Urnas, Centro de Memória e galeria de ex Diretores-Gerais 
são inaugurados
(Foto: Lucas Nascimento)

Com a inauguração da Central de Urnas Eletrônicas, na tarde de sexta-feira (26/6), o controle, manuseio e segurança desses aparelhos serão realizados de forma sistematizada, inclusive com o uso da tecnologia de rádio frequência (REFID). O novo espaço tem capacidade para acomodar cerca de oito mil urnas eletrônicas e ainda abrigará o Data Center Secundário e o Arquivo Central da Biblioteca do TRE-TO.

 

Já o Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Tocantins e a galeria de ex Diretores-Gerais foram inaugurados na tarde de quinta-feira (25/6), pela presidente da Corte, Desembargadora Jacqueline Adorno. No Centro de Memória estão expostos imagens, urnas eletrônicas, maquinários e documentos antigos utilizados na realização das Eleições. O espaço já está aberto à visitação pública, das 12 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.

 

Em seu discurso de inauguração da Central de urnas, a presidente do TRE-TO, desembargadora Jacqueline Adorno disse que a urna eletrônica é a ferramenta que imprime agilidade, modernidade e segurança aos milhões de eleitores do país na escolha de seus governantes. “Ela possibilita de maneira  mais eficaz a realização de um processo eleitoral seguro e justo”, destacou.

 

Central

Na nova Central de Urnas serão acomodados todos os equipamentos e acessórios para manutenção e reparo das urnas, tais como: cabina de votação, baterias, bobinas, peças de urnas, caixas reserva, caixas de transporte para local de difícil acesso e as mídias (flash card e memória de resultado).

 

Data Center Secundário

Para garantir a segurança dos dados da Justiça Eleitoral, o novo espaço também abrigará o Data Center Secundário – banco de dados de contingência com as informações da JE. O Data Center Secundário irá resguardar as informações em caso de pane ou qualquer outro procedimento que exija a manutenção e o prévio desligamento do Data Center principal,  instalado na sede da Justiça Eleitoral.

 

Arquivo Central da Biblioteca

Todos os documentos de guarda permanente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), tais como: Processo Judicial, Procedimentos Administrativos e Pastas Funcionais Administrativo serão direcionados para as novas instalações. Um montante de 40 mil processos terão tratamento e instalações adequadas. Também poderão ser contempladas as Zonas Eleitorais com as ações de digitalização dos documentos físicos e sua posterior guarda no Arquivo Central. A ação já está aprovada no PPA do TRE-TO e ainda não havia sido executado por falta de espaço.

 

Autoridades

Participaram da solenidade de inauguração a diretora-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Leda Bandeira, a Vice-governadora, Claudia Lelis, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Marco Villas Boas, a ouvidora Judiciária do TJ/TO, desembargadora Ângela Prudente, o vice-corregedor eleitoral, José Ribamar Mendes Júnior, a diretora-geral do TSE, Leda Bandeira, o presidente da OAB/TO, Dr. Epitácio Brandão, o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos e a presidente da Comissão de Obras, Rosane Mesquita Vieira.

 

Centro de Memória e galeria de ex Diretores-Gerais

 

O painel com a galeria de ex Diretores-Gerais está afixado na recepção da sala da Diretoria-Geral do TRE-TO e é uma forma de homenagear os ex-gestores da Justiça Eleitoral do Tocantins. Durante o discurso de inauguração, a desembargadora Jacqueline Adorno enalteceu o trabalho de cada um dos ex-gestores para a consolidação dos projetos e ações da instituição. “Os senhores foram responsáveis por nos ajudar a realizar o que existe hoje. É uma homenagem simples, mas é com carinho e uma forma de reconhecimento a todos os que nos antecederam”, agradeceu. 

Os espaços são para relembrar os 25 anos da Justiça Eleitoral no Tocantins, ao exibir os registros para o público que visita a instituição. A ação cumpre a recomendação 37 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece a observância das normas de funcionamento do programa Nacional de gestão documental e memória do Poder Judiciário.

 

 A solenidade contou com a presença da desembargadora Ângela Prudente, juízes membros da Corte Eleitoral, o Diretor-Geral, José Machado dos Santos, secretários e servidores da Justiça Eleitoral.

 

(Lília Mara – ASCOM / TRE-TO)

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido