Palestra, depoimentos e encenação teatral abrem 2° Ciclo do PPA
Palestra, depoimentos e encenação teatral abrem 2° Ciclo do PPA

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), que estão a cinco anos de se aposentar, participaram na última sexta-feira (06/03), no auditório da instituição, de palestra proferida pela professora/doutora Neila Barbosa Osório, coordenadora da Universidade da Maturidade, vinculada a Universidade (UMA) Federal do Tocantins (UFT).
O evento, que abriu as atividades do 2º Ciclo 2015 do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), contou também com participação de alguns alunos da UMA. Eles contaram um pouco dos seus projetos pós-aposentadoria e encenaram uma peça de teatro, a qual o texto se baseou na musica “Ai D’eu Sodade” do compositor Xangai.
Na ocasião, a palestrante falou sobre sua experiência frente a UMA e destacou a importância do bom humor como saída para envelhecer bem. “A sociedade priva quem envelhece, por isso é preciso se unir e não deixar abater-se”, aconselhou aos presentes, a professora Neila.
A servidora Maria do Carmo, da Seção de Editoração e Publicações (Sedip), integrante da turma desse 2° ciclo programa falou sobre a relevância de participar do PPA e dos seus projetos para aposentadoria. “Quando vai chegando a aposentadoria a pessoa passa por conflitos internos. Esse programa ajuda muito, por nos possibilitar boas palestras, o que eu acho maravilhoso. No futuro quero trabalhar com fotografia, psicologia, com artesanato. Tenho algumas opções”, afirmou.
O PPA tem por finalidade sensibilizar os servidores a respeito da importância de um bom preparo para Aposentadoria.
Segundo a coordenadora do PPA médica Mary Carlos Freire, nos próximos encontros do PPA serão realizadas entrevistas individuais com os servidores para o levantamento de interesses pessoais para a realização de atividades voltadas ao planejamento financeiro, projeto de vida, saúde emocional, relações sociais, sexualidade na maturidade, nutrição para saúde e longevidade, saúde, processo de envelhecimento, empreendedorismo.
(Gilsiandry Carvalho – Ascom / TRE-TO)

