Sustentabilidade nas Organizações Públicas em pauta na Justiça Eleitoral do Tocantins

Ações com o intuito de se evitar impactos ambientais são urgentes em toda sociedade. A Administração Pública deve ser protagonista desse processo e investir em mecanismos que possam evitar o desperdício e estimular a conscientização de seus atores. Nesta sexta-feira (27/3), a Justiça Eleitoral do Tocantins promove no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), em Palmas, palestras sob a temática “Sustentabilidade nas Organizações Públicas”, a partir das 14 horas.
As explanações serão ministradas pela especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima, que tem experiência na área de responsabilidade social na administração pública, há mais de 12 anos e por Ana Carla L. de Almeida, gestora de projetos e uma das responsáveis pela implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública no Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo do encontro, direcionado a todos os integrantes da Justiça Eleitoral tocantinense e parceiros, é iniciar a implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no âmbito da Instituição. Com esse programa, idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) serão implementadas ações de conscientização e, principalmente, de promoção da gestão sustentável da organização. A meta, inclusive, é iniciar a implantação do Plano de Logística Sustentável para a promoção da sustentabilidade ambiental no Tribunal, nos moldes da Resolução CNJ 201/2015
Na oportunidade será assinado termo de parceria com a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas para a implantação da Coleta Seletiva Solidária no Tribunal.
A3P
A A3P é um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a determinadas ações que vão, desde uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Essas ações embasam e estruturam os eixos temáticos da A3P, tratados no capítulo seguinte.

