Palestra motivacional e documentário sobre o voto feminino marcam o Dia da Mulher no TRE-TO

Palestra motivacional e documentário sobre o voto feminino marcam o Dia da Mulher no TRE-TO

Comemorando o dia das mulheres, nesta terça-feira (8/3), o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) reviveu os tempos das primeiras lutas pelo direito à cidadania, reforçando a conquista do voto em 1932 como um marco na história da mulher brasileira. Dentro da programação os servidores acompanharam a apresentação do Coral Entanto, composto por servidores do TRE-TO,  que interpretaram a musica "Anunciação" de Alceu Valença, a palestra: “Mulher de sucesso vive com prazer”, com a consultora e coaching, Roberta Galvani e a exibição do documentário “O Voto Feminino”, uma produção da TV Senado. 

A presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, abriu o evento especial para homenagear às servidoras e colaboradoras da Justiça Eleitoral, relembrando as conquistas e avanços das mulheres nos últimos anos. “São das mulheres os 365 dias do ano, mas o dia 8 de março é uma data para que nós possamos refletir sobre o papel que as mulheres exercem na sociedade, como o papel de ser mãe e também de ser o alicerce da família. Já conseguimos muito espaço, mas ainda temos que combater problemas como a violência doméstica, que assola muitas mulheres”, ressaltou.

Após o pronunciamento da presidente, o público acompanhou a palestra com a consultora e coaching, Roberta Galvani. De forma descontraída a consultora falou da individuação da mulher e a busca por sucesso e felicidade. “Para melhorar os resultados nos vários papeis que as mulheres desempenham, elas precisam conhecer e compreender os modelos femininos que entrelaçam suas histórias e entender parte do seu funcionamento”, revelou.

“A palestra foi extremamente importante para refletirmos sobre nossa forma de viver, nosso cotidiano e se estamos cumprindo o nosso papel com leveza. E o documentário sobre a luta das mulheres para conquistar o direito do voto, nos faz pensar sobre tudo o que, nós mulheres, já conquistamos até aqui”, avaliou a secretária de gestão de pessoas do TRE-TO, Cristiane Boechat.

 

Reforma

Com a Reforma Eleitoral de 2015 (lei nº 13.165), que entrará em vigor nas eleições municipais desse ano, as mulheres terão 20% do tempo mínimo nas propagandas eleitorais, bem como a reserva de 15% do montante do Fundo Partidário destinado ao financiamento e aplicação nas campanhas de suas candidatas.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral promoverá, a partir de 1º de abril, a propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política e esclarecer sobre as regras e funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

 

Campanha

Tendo em vista as recentes mudanças na legislação eleitoral para estimular a participação das mulheres na política, no Dia Internacional da Mulher, o TRE-TO além de homenagear as mulheres da Justiça Eleitoral, decidiu reviver os tempos das primeiras lutas pelo direito à cidadania, e o mais importante deles, sem dúvidas, foi o voto. Para isso, o Tribunal simulou a primeira votação feminina utilizando a urna eleitoral e os trajes da época.

A foto, que ilustra a campanha, foi produzida pela equipe de comunicação do TRE-TO e a urna utilizada na simulação pertence ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Tocantins. Durante o evento a equipe do cerimonial também se vestiu à moda da década de 30, dando um charme especial à programação.

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido