5ª Zona Eleitoral realiza treinamento de mesários do município de Tocantínia, entre eles 24 são indígenas

O Juiz eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins, Marco Antônio Silva Castro e a chefe de cartório, Auryany Fonseca Gonçalves Dias, se deslocaram até o município de Tocantínia, nesse domingo (18/9), para realizar o treinamento de 76 mesários da região. Entre os mesários nomeados para atuarem no município no dia 2 de outubro, 24 são indígenas da etnia Xerente. O município de Tocantínia têm 4.620 eleitores e conta com 9 locais de votação sendo quatro deles em área indígena.
De acordo com a chefe de cartório Auryany Golçalves, todos os mesários compareceram ao treinamento e tiraram suas dúvidas sobre o processo eleitoral. “Todos demonstraram bastante conhecimento para exercer a função e assim, com certeza cumprirão o exercício de cidadania juntamente com mais de dois milhões de mesários espalhados por todo Brasil”, afirmou.
Durante o treinamento realizado na Câmara dos Vereadores de Tocantínia, foram abordadas questões de acessibilidade, funcionamento e treinamento manual da urna e demais instruções sobre os procedimentos a serem realizados nas seções de votação.
A 5ª ZE de Miracema do Tocantins iniciou o treinamento dos mesários na sexta-feira (17/9), no município de Lajeado, e encerrou os trabalhos nessa segunda-feira (19/9) em Miracema. Ao todo foram treinados cerca de 300 mesários.
(ASCOM TRE-TO)

