Justiça Eleitoral segue cronograma de visita às aldeias indígenas para inclusão sociopolítica
.

Dando continuidade ao projeto para inclusão sociopolítica das comunidades indígenas, os magistrados e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), visitarão 12 comunidades indígenas do Estado, entre os dias 23 e 27 de fevereiro. As visitas têm como objetivo solicitar a indicação de dois líderes para integrar os debates, que acontecerão no mês de março, sobre os problemas e dificuldades dos povos indígenas para participação efetiva no processo eleitoral.
A inclusão sociopolítica de todas as etnias do Tocantins pressupõe dialogo e conhecimento dos obstáculos que prejudicam o exercício pleno da cidadania, para que soluções possam ser criadas em um ambiente intercultural.
O projeto se desenvolverá em duas fases. Na primeira, será promovido um evento com a participação de representantes governamentais do legislativo e do executivo, do Ministério Público e da Defensoria Pública, com atenção especial à participação das lideranças indígenas.
Na segunda fase do projeto serão delineadas soluções, bem como a execução de politicas públicas a partir das dificuldades listadas pelas comunidades indígenas e pelos órgãos governamentais.
Aldeias
O projeto irá contemplar todas as etnias indígenas do Estado, e durante os dias 23 a 27 de fevereiro, serão visitadas as Aldeias São José e Mariazinha, correspondentes a 9ª Zona Eleitoral (ZE) de Tocantinópolis; as Aldeias Macaúba, Santa Izabel do Morro e Fontoura, da 13ª ZE de Cristalândia; Aldeia Canoanã, Aldeia Txuiri e São João que fazem parte da 15ª ZE de Formoso do Araguaia; Aldeia Pedra Branca e Cachoeira correspondentes a 32ª ZE de Goiatins e a aldeia Manoel Alves Pequeno e Santa Cruz, localizada na 33ª ZE de Itacajá.
Gabriela Almeida ASCOM TRE_TO