Dia Mundial da Água: Justiça Eleitoral do TO supera meta e economiza 20% no consumo de água

Dia Mundial da Água: Justiça Eleitoral do TO supera meta e economiza 20% no consumo de água

Dia Mundial da Água: Justiça Eleitoral do TO supera meta e economiza 20% no consumo de água
TRE-TO celebra a redução de 20% no consumo da água

Nesta quinta-feira (22/3), é comemorado o Dia Mundial da Água e a Justiça Eleitoral do Tocantins celebra a redução de 20% no consumo de água nos prédios das zonas eleitorais e na sede do TRE-TO, em Palmas. Os dados são de janeiro a dezembro de 2017, comparados ao mesmo período de 2015, anos não eleitorais. Por superar em 18% a meta estipulada para o ano avaliado, que era de 2%, a conquista pode ser considerada um marco da sustentabilidade na Justiça Eleitoral tocantinense. A economia do período equivale a 3.140 m³, que é o consumo médio mensal de 157 residências com quatro pessoas.

O presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, agradeceu a todos os integrantes da Justiça Eleitoral no Estado pelo empenho para que essa notável conquista fosse alcançada. “A água é sabidamente o bem mais precioso para nós seres humanos e é responsabilidade de todos cuidar dessa riqueza. No TRE Tocantins estamos engajados: incluímos a sustentabilidade nos valores institucionais do órgão e incentivamos por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS) o uso racional da água e também de outros recursos naturais. Aproveito para parabenizar a todos por essa importante conquista de 20% de economia”, afirmou.  

A redução no consumo é resultado de várias ações como mudanças de rotinas com lavagens de grandes áreas do Tribunal, adoção de vistorias regulares, além de estratégias como a troca de torneiras comuns dos banheiros das zonas eleitorais por temporizadas, troca de válvulas dos sanitários, bem como a realização de campanhas internas de conscientização e uso racional da água. “Realizamos também o monitoramento constante nas unidades consumidoras. Quando detectamos uma alta no consumo, entramos em contato e providenciamos reparo imediato em vazamentos e outros problemas hidráulicos”, explicou o servidor da seção de serviços gerais do TRE-TO, Wilson Alves Pereira.

 Ranking

As três zonas eleitorais que alcançaram os maiores índices na redução do consumo de água foram a 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, com uma economia de 68%;  a 30ª Zona Eleitoral de Araguaçu, com 59,9%, e a 16ª Zona Eleitoral de Colmeia, com 59,8% a menos no consumo.  Vale ressaltar que a sede da 30ª ZE de Araguaçu se transformou em Posto de Atendimento. Os municípios da referida ZE foram vinculados à 14ª ZE, com sede em Alvorada, após a Resolução nº 386, de 2017, que dispõe sobre o rezoneamento eleitoral.

O chefe de cartório da 23ª ZE de Pedro Afonso, Wagner Mansur, explicou as estratégias realizadas para reduzir o consumo: “essa melhora nos índices de economia se deve a conscientização e uso com racionalidade. A equipe inteira do cartório está engajada em ações que visam economizar a água, é importante ressaltar que fizemos levantamento de eventuais falhas no prédio para identificar vazamentos. Outra questão é quanto ao manejo adequado da grama do prédio, com isso passamos a economizar mais. Utilizamos mangueira própria para molhar a grama e a servidora foi orientada quanto ao tempo de uso da água para regar. Outro ponto diz respeito à troca das torneiras feita pelo TRE-TO. Esse conjunto de ações proporcionou resultados significativos”, disse Mansur.

Incentivo

As ações para economia de água seguem inseridas no Plano de Logística versão 2018 a 2020 do TRE-TO. Para conseguir resultados significativos, foram utilizadas estratégias de comunicação interna e externa, orientando os servidores por meio de campanhas internas, post educativos publicados na TV indoor, e-mail, matérias especiais e o diálogo entre as unidades e o Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE-TO. “A meta do Tribunal para 2017, para o tema Consumo de Água, era a redução de 2%, em relação ao consumo de 2015, que também é um ano não eleitoral. Fomos surpreendidos quando da medição dos indicadores, pois superamos e muito a meta fixada. Isso só foi possível pelo comprometimento da alta direção do Tribunal e da adesão dos servidores, que foram sensíveis à causa. Dos 38 prédios da Justiça Eleitoral do Tocantins, 30 economizaram no consumo de água e apenas 6 aumentaram o seu gasto”, explicou a coordenadora do PLS, Wagna Cristiane.

A coordenadora ainda lembrou que, devido ao aumento da população mundial, o consumo de água dobrou no último século e que é necessário repensar os padrões atuais de consumo para evitar a escassez desse recurso natural. “A busca por soluções para aproveitar melhor a água é urgente e necessária e a responsabilidade deve ser compartilhada entre governos, instituições privadas e a sociedade civil”, orientou.

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido