Justiça Eleitoral dá continuidade ao projeto de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas do Tocantins

Justiça Eleitoral dá continuidade ao projeto de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas do Tocantins


Justiça Eleitoral dá continuidade ao projeto de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígen...
Diretor-geral, José Machado e o juiz eleitoral Wellington Magalhães em reunião com equipe na tarde desta terça-feira (23/3)

Na tarde desta sexta-feira, 23, uma reunião marcou o início da nova fase do projeto de Inclusão Sociopolítico das Comunidades Indígenas do Tocantins, realizado pela Justiça Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O projeto tem por objetivo a conscientização e a formação política e eleitoral das comunidades indígenas e o pleno exercício da democracia.

Na reunião foram tratados os questionamentos levantados nas oficinas em conjunto com os indígenas sobre como funcionará os atendimentos itinerantes nas aldeias, a importância da educação política nas comunidades indígenas e em contrapartida a capacitação dos próprios servidores e voluntários do TRE-TO sobre as tradições e costumes das comunidades e o acesso das forças de segurança nas aldeias, e como deve ocorrer este trabalho das polícias com os indígenas.

 

Além disso, também foi discutida a inscrição do projeto no instituto Innovare e a criação de uma cartilha que contenha os passos do processo eleitoral, seu funcionamento e os crimes eleitorais. A cartilha será distribuída nas aldeias, no idioma português e em mais quatro línguas nativas das comunidades, facilitando o acesso e a compreensão desses temas.

 

O coordenador do projeto, juiz eleitoral da 13° Zona Eleitoral de Cristalândia, Wellington Magalhães, destacou as próximas etapas do projeto.  “Agora temos que continuar envolvidos nesse processo e através da efetividade dessas ações, construídas nas oficinas, que de fato poderemos falar que o Tribunal buscou incluir as comunidades indígenas dentro do processo eleitoral. A partir de agora colocaremos em prática todo o planejamento para efetivar esse projeto”, avaliou.

 

A professora e assessora da educação indígena do Estado, Dra. Lídia Soraya L. Barroso, destacou a importância do projeto no momento em que o Brasil tem a necessidade de incluir as comunidades nos processos eleitorais.  “Para o nível de discussão é maravilhoso, porque as pessoas conseguem entender a importância da inclusão ao fazer um projeto como este. Elas querem aprender e conhecer e esse já é o primeiro passo”, disse.

 

Projeto

A primeira etapa do projeto foi o Workshop, realizado nos dias 15 e 16 de março, na sede do TRE-TO, em Palmas, onde foram convidados dois representantes de cada comunidade indígena do estado para participar da sequência de palestras e oficinas para debater a efetiva participação dos povos indígenas no processo eleitoral e formular propostas para o aperfeiçoamento e a maior participação destes no processo eleitoral.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido