TRE-TO participa do XVIII CODEJE
O encontro acontece no Rio Grande do Sul e traz como tema central o enfrentamento à desinformação.

Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país se reúnem nesta sexta-feira (6/5) para o segundo dia de programação do XVIII Encontro dos Colégios dos Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que este ano, traz como tema central o enfrentamento à desinformação, e acontece Palácio da Justiça do Rio Grande do Sul. Representando a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE/TO) participam a Diretora Executiva, Cristiane Boechat e a Coordenadora Kathiene Pimentel.
A programação desta sexta-feira (6/5) conta com palestras com temas “Metodologias ativas e modelos híbridos aplicados na educação digital”, “Desinformação e o papel das EJEs no período eleitoral”, e “Defesa reputacional e construção de confiança na era da informação”, tema apresentado pelo Assessor Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Frederico Franco Alvim. No encerramento será lavrada e assinada a Carta de Porto Alegre.
A diretora Executiva da EJE-TO destaca a importância das ações e iniciativas de educação cidadã realizadas pelas escolas judiciárias eleitorais para a educação política da sociedade e combate à desinformação associada à segurança do processo eleitoral. “Tendo as Escolas Judiciárias este 'olhar' para o público externo, com promoção de eventos de educação cidadã de forma continuada, com foco em esclarecimentos e ações de conscientização sobre o papel e a responsabilidade do eleitor no processo eleitoral, contribui de forma importante para o enfrentamento à desinformação”, avaliou.
1º dia de evento
A solenidade de abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (5/5). Durante o dia, foram realizadas reuniões preparatórias com os coordenadores e assessores das EJEs e elaboração e relatório de trabalho.
ASCOM TRE-TO com informações do TRE-RS