Eleições unificadas dos Grêmios Estudantis: candidatos participam de bate-papo sobre processo eleitoral e democracia
Eleição está marcada para dia 8 de abril e conta com 134 candidatos.

A quinta-feira (16/03) foi de bate-papo sobre eleições e o processo eleitoral para candidatos e membros das comissões eleitorais que participam das Eleições Unificadas dos Grêmios Estudantis, marcadas para 8 de abril com o apoio da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso.
Ao todo 134 estudantes são candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente, diretor, tesoureiro e secretário dos grêmios estudantis de quatro escolas: Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso), Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus do Tocantins), Escola de Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama) e Colégio Estadual de Rio Sono (Rio Sono). "Pela primeira vez participo de uma eleição como candidato e estou com boas expectativas; espero ajudar muito a minha escola", disse o estudante de Tupirama, Luiz Noel.
Ao repassar as principais datas do calendário eleitoral, o chefe de cartório da 23ª ZE, Wagner Mansur, mostrou aos estudantes o passo a passo do processo eleitoral e explicou qual a participação de cada função envolvida, como mesários, membros da Comissão Eleitoral, fiscais e os próprios candidatos. Ele ainda deu dicas sobre como deve ser feita a elaboração do plano de governo e quais as regras para divulgação das propostas por meio da propaganda eleitoral. "Nossa intenção é orientar e trazer para os alunos essa vivência democrática, fortalecendo a democracia juvenil e a democracia política de modo geral", ressaltou.
Ação que visa educar e estimular a consciência e a participação política dos alunos, as eleições são realizadas em parceria com a Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso e Colégio Estadual de Rio Sono. "A gente vem trabalhando na revitalização dos grêmios estudantis desde o ano passado; e a participação desses jovens nesse processo é reflexo do protagonismo que a gente anseia", afirmou a técnica pedagógica e de orientação educacional da Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, Celestiana Sales Pereira.
Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado da Juventude, que destacaram a importância do Grêmio Estudantil para a comunidade escolar. "Vocês vão ter a oportunidade de fazer a diferença dentro do Grêmio. Esse protagonismo juvenil é muito importante, é a forma de reconhecer que a participação dos jovens pode causar mudanças e tem uma força transformadora", destacou o gerente de Mobilização e Articulação Juvenil, Fernando Mota Martins.
Do Colégio Estadual de Rio Sono, Ana Clara Freitas aproveitou o bate-papo para tirar todas as dúvidas. "A gente chegou a pensar em desistir por não estarmos com segurança; mas depois dessas orientações esclarecemos as dúvidas e estamos preparadas para participar do processo eleitoral", disse.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
3 – Fomentar a educação política da sociedade
Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)