Com participação do TRE-TO, eventos das áreas de biblioteca e memória são promovidos pelo TSE
Servidoras do TRE-TO ministraram palestra sobre trabalho colaborativo com outros tribunais.

“As bibliotecas são o centro do mundo, espaço de resistência e transformação”, disse a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, ao fazer a abertura do IX Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral e do II Encontro da Rede de Memória Eleitoral. Os eventos são promovidos pela Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento do TSE e acontecem nesta terça e quarta-feira, 5 e 6, em Brasília.
Representantes da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (Sebia) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participaram dos encontros. Estiveram presentes as servidoras Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, chefe da seção, e Maria José Brito Castro, assistente.
Na programação dos eventos, as servidoras do TRE-TO ministraram a palestra “Evolução das zonas eleitorais: trabalho colaborativo entre os TREs da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, do Mato Grosso, do Rio Grande do Norte e do Tocantins”.
Os eventos
Os eventos reúnem servidores das áreas de biblioteca e memória da Justiça Eleitoral, com objetivo de compartilhar experiências, boas práticas e conhecimentos, bem como discutir as diretrizes para os trabalhos que serão realizados no biênio 2024-2025.
A programação conta com palestras de temas que abordam a organização da informação na era digital, a análise dos discursos da Justiça Eleitoral nas cerimônias de diplomação e também os desafios nas redes e gestão de memórias.
Ainda nos encontros, foi lançado o livro Almanaque de Dados Eleitorais: Primeira República, 1889-1930, escrito em parceria pela professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Paolo Ricci, e pela professora doutora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Jaqueline Porto Zulini. O livro já está disponível para download no Portal do TSE.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do TSE.