TRE-TO é destaque nacional em ação de comunicação do TSE
A ação é em comemoração aos 27 anos da urna eletrônica.

A coordenadora de Educação e Desenvolvimento (Coede) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Kathiene Pimentel, foi destaque na série de depoimentos em comemoração aos 27 anos da urna eletrônica. A ação, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vem divulgando vídeos institucionais com servidores de todos os estados brasileiros ressaltando a importância da urna e a sua evolução para o processo eleitoral.
No vídeo gravado e veiculado nas redes sociais do TSE, Kathiene Pimentel destaca que é servidora do TRE-TO desde 1998 e participou das primeiras eleições que utilizaram o voto eletrônico. “Foi o ano que a gente começou a usar a urna eletrônica no sistema de voto contado, ou seja, na apuração dos votos”, ressalta a servidora com 25 anos de serviços prestados.
Para Kathiene as urnas eletrônicas são fundamentais na transparência, segurança e legitimidade à democracia brasileira. “Porque dá agilidade, transparência e credibilidade no processo eleitoral”, explicou
Voto Digital
No último dia 13 de maio, a urna eletrônica completou 27 anos. O Brasil foi pioneiro no mundo no uso de um sistema eletrônico de votação, que surgiu nas Eleições Municipais de 1996. A urna eletrônica eliminou fraudes nas eleições ao afastar completamente a intervenção humana do processo de apuração e totalização dos votos, encerrando a era do voto em papel e iniciando a do voto digital.
Objetivos Estratégicos:
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Thaise Marques (Ascom/ TRE-TO)