Vice-presidente do TRE-TO participa do 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais
O evento encerra nesta sexta-feira, 26.

Os desafios da Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais de 2024, a retomada do atendimento biométrico, o cadastro eleitoral e a revisão referente à extensão das Zonas Eleitorais, foram algumas das pautas abordadas durante o 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), que encerra nesta sexta-feira, 26. O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, participa do evento que acontece em Macapá, Amapá.
Também participaram do 51º Encontro, Ateon Siqueira, coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE); Ana Cecília Catapan, chefe de Cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas; Regina Bezerra, chefe no Núcleo de Apoio Processual e Zilania Filgueiras, chefe da Seção de Fiscalização do Cadastro.
“Encontros como o Colégio de Corregedores Eleitorais são de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos serviços da Justiça Eleitoral, bem como para alinharmos os objetivos e estratégias para as eleições vindouras, tudo em prol de um processo eleitoral limpo, transparente e que entregue como resultado, como sempre, a vontade do povo”, afirmou o desembargador Eurípedes Lamounier.
O desembargador também deu ênfase às constantes participações da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, por seu Corregedor, Ministro Benedito Gonçalves, e a eficiência da equipe em garantir efetividade ao certame.
CAVE
Na ocasião, o TRE-TO apresentou o projeto que institui a Central de Atendimento Virtual e Chatbot (CAVE). A servidora Ana Cecília Catapan, que chefia a CAVE, falou sobre a importância que a Justiça Eleitoral tem dado ao atendimento ao público, tema que dominou a pauta no encontro. A central de atendimento de Palmas funciona desde 2021 e já recepcionou, no ambiente virtual, mais de 50 mil pessoas.
“A Justiça Eleitoral terá um grande desafio para as Eleições 2024, que é o de conciliar o retorno do atendimento biométrico e a manutenção do atendimento digital, e este foi o tema central das discussões no evento. O TRE-TO, mais uma vez, está na vanguarda das discussões, apresentando uma proposta que visa proporcionar a gestão eficiente das rotinas dos cartórios eleitorais, e que vem possibilitando resultados positivos para os cartórios e para o Tribunal, conforme demonstramos no evento”, explicou Ana Cecília.
Corregedoria
A Equipe da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE) também apresentou o resultado das demandas expostas pelas Corregedorias Regionais e discutiu temas técnicos e sensíveis ao trabalho das corregedorias, principalmente aqueles de operacionalização e compatibilização das normas com o gerenciamento do cadastro eleitoral.
O coordenador da CRE, Ateon Siqueira, destacou que a reunião de representantes é fundamental para o aprimoramento das atividades no Cartórios Eleitorais. “A reunião de representantes das Corregedorias, que antecede o Colégio de Corregedores, propicia a troca de ideias, apresentação de sugestões e debate de soluções que impactam diretamente nas atividades dos Cartórios Eleitorais. Muitos dos aprimoramentos dessas atividades, principalmente envolvendo o cadastro eleitoral, nosso patrimônio mais valioso, surgem e são implementados a partir desses encontros”, explicou Siqueira.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Thaise Marques (Ascom/ TRE-TO)