Vice-presidente do TRE-TO participa do 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais

O evento encerra nesta sexta-feira, 26.

Vice-presidente do TRE-TO participa do 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais

Os desafios da Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais de 2024, a retomada do atendimento biométrico, o cadastro eleitoral e a revisão referente à extensão das Zonas Eleitorais, foram algumas das pautas abordadas durante o 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), que encerra nesta sexta-feira, 26. O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, participa do evento que acontece em Macapá, Amapá.  

Também participaram do 51º Encontro, Ateon Siqueira, coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE); Ana Cecília Catapan, chefe de Cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas; Regina Bezerra, chefe no Núcleo de Apoio Processual e Zilania Filgueiras, chefe da Seção de Fiscalização do Cadastro.

“Encontros como o Colégio de Corregedores Eleitorais são de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos serviços da Justiça Eleitoral, bem como para alinharmos os objetivos e estratégias para as eleições vindouras, tudo em prol de um processo eleitoral limpo, transparente e que entregue como resultado, como sempre, a vontade do povo”, afirmou o desembargador Eurípedes Lamounier.

O desembargador também deu ênfase às constantes participações da Corregedoria-Geral da  Justiça Eleitoral, por seu Corregedor, Ministro Benedito Gonçalves, e a eficiência da  equipe em garantir efetividade ao certame.

CAVE

Na ocasião, o TRE-TO apresentou o projeto que institui a Central de Atendimento Virtual e Chatbot (CAVE). A servidora Ana Cecília Catapan, que chefia a CAVE, falou sobre a importância que a Justiça Eleitoral tem dado ao atendimento ao público, tema que dominou a pauta no encontro. A central de atendimento de Palmas funciona desde 2021 e já recepcionou, no ambiente virtual, mais de 50 mil pessoas.

“A Justiça Eleitoral terá um grande desafio para as Eleições 2024, que é o de conciliar o retorno do atendimento biométrico e a manutenção do atendimento digital, e este foi o tema central das discussões no evento. O TRE-TO, mais uma vez, está na vanguarda das discussões, apresentando uma proposta que visa proporcionar a gestão eficiente das rotinas dos cartórios eleitorais, e que vem possibilitando resultados positivos para os cartórios e para o Tribunal, conforme demonstramos no evento”, explicou Ana Cecília.

Corregedoria

A Equipe da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE) também apresentou o resultado das demandas expostas pelas Corregedorias Regionais e discutiu temas técnicos e sensíveis ao trabalho das corregedorias, principalmente aqueles de operacionalização e compatibilização das normas com o gerenciamento do cadastro eleitoral.

O coordenador da CRE, Ateon Siqueira, destacou que a reunião de representantes é fundamental para o aprimoramento das atividades no Cartórios Eleitorais. “A reunião de representantes das Corregedorias, que antecede o Colégio de Corregedores, propicia a troca de ideias, apresentação de sugestões e debate de soluções que impactam diretamente nas atividades dos Cartórios Eleitorais. Muitos dos aprimoramentos dessas atividades, principalmente envolvendo o cadastro eleitoral, nosso patrimônio mais valioso, surgem e são implementados a partir desses encontros”, explicou Siqueira. 

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Thaise Marques (Ascom/ TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido