Encontros em Dianópolis: Programas do TRE-TO fomentam diálogo sobre a participação da comunidade no processo político no Tocantins

Programas “+Mulher +Democracia" e “Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas” acontecem nos dias 22 e 23 de abril, respectivamente.

Programas do TRE-TO fomentam diálogo sobre a participação e fomentação da democracia em Dianópolis

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) estará levando ações que fomentam a participação e educação da mulher na política para o município de Dianópolis. Serão realizadas atividades dos programas “+Mulher +Democracia" e “Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas” nos próximos dias 22 e 23 de abril, respectivamente.

Os programas têm como objetivo fomentar a participação das mulheres na política, conscientizando do poder do voto, aumentando a representação feminina nos espaços de poder. Além de propiciar, por diversos meios, uma comunicação com a comunidade quilombola e desenvolvimento da consciência política, levando informações acerca da efetividade do valor social desses povos.

1/ Galeria de imagens

Ação do programa “Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas"

A roda de conversa do programa permanente “Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas" levará a temática "Promovendo a voz e a participação: Desafios e Caminhos na Comunidade Quilombola Lajeado". Será realizada no dia 22, às 9h, na Escola Municipal Descoberto na Comunidade Lajeado.

A mediadora da roda de conversa será a coordenadora do programa, juíza Aline Marinho Bailão Iglesias. Como debatedores, estarão presentes o anfitrião juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior, a coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, a promotora de justiça e coordenadora do Centros de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid-MP), Isabelle Rocha Valença Figueiredo, e a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Celenita Gualberto Pereira Bernieri.

Atividades do “+ Mulher + Democracia”

Já o programa permanente +Mulher +Democracia, será realizado no dia 23, às 19h, no auditório do Colégio João D’Abreu, Câmpus Dianópolis. Nesta ação será realizada uma audiência pública com uma roda de conversa sob o tema “Inclusão da Mulher na Política”. 

A mediação da roda de conversa fica por conta da coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço. Para debater o tema, foram convidadas a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Celenita Gualberto Pereira Bernieri e a presidente da subseção de Dianópolis daOrdem dos Advogados do Brasil, Claudia Rogéria.

O programa é realizado por meio da Escola Judiciária do TRE-TO, em parceria com a Ouvidoria das Mulheres+ e da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)

Objetivo Estratégico:

3- Fomentar a educação política da sociedade

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido