24 horas pelo diabetes: Justiça Eleitoral do Tocantins adere à campanha do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Diabetes pode causar retinopatia, que leva a perda parcial ou total da visão.

A imagem tem fundo azul escuro e divulga a campanha “24 Horas pelo Diabetes 2025”, promovida pel...

A Justiça Eleitoral do Tocantins promove a campanha “24 horas pelo diabetes”, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A iniciativa, realizada neste mês de novembro, visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces da doença.

O diabetes é uma doença silenciosa que afeta a saúde ocular. Entre as complicações mais preocupantes, está a retinopatia diabética, que ao não ser devidamente tratada, leva a perda parcial ou total da visão. As pessoas com esse quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm.

O que é diabetes?

O diabetes é uma condição crônica que ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la de forma eficaz, resultando em níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina é um hormônio essencial que permite que a glicose entre nas células para gerar energia ou seja armazenada para uso futuro. Quando esse processo é prejudicado, a glicose se acumula no sangue, levando a uma série de consequências ao longo do tempo.

Os principais tipos de diabetes são o tipo 1, que resulta de um processo autoimune que destrói as células produtoras de insulina no pâncreas; e o tipo 2, que representa mais de 90% dos casos mundialmente, é uma resistência do corpo à insulina e produção insuficiente ao longo do tempo.

Já o prediabetes, refere-se a níveis de glicose acima do normal, mas abaixo do diagnóstico de diabetes e é um sinal de risco para o desenvolvimento futuro de diabetes tipo 2. Ainda há a hiperglicemia na gestação, que ocorre quando há aumento dos níveis de glicose durante a gravidez, o que pode trazer riscos para a mãe e o bebê.

Diagnóstico, controle e prevenção

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, como glicemia de jejum, teste oral de tolerância à glicose e hemoglobina glicada. O controle adequado da glicose no sangue é fundamental para prevenir complicações a longo prazo.

Manter os níveis de glicose próximos do normal é a estratégia mais eficaz para prevenir ou retardar complicações. Além disso, deve ser feito o monitoramento regular da pressão arterial, colesterol, função renal e a realização de exames oftalmológicos periódicos.

Adotar um estilo de vida saudável também é essencial, com alimentação equilibrada, prática de atividade física, redução do consumo de bebida alcoólica e abandono do tabagismo.

A campanha

Desde 2020, o CBO promove uma série de ações para a campanha 24 horas pelo diabetes, uma iniciativa que tem alcançado êxito em seu esforço de esclarecer os brasileiros sobre o tema. A campanha ocorre no mês do Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira, 14.

Objetivos Estratégicos:

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do CBO.

#ParaTodosVerem: A imagem tem fundo azul escuro e divulga a campanha “24 Horas pelo Diabetes 2025”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. No topo esquerdo há um ícone em forma de relógio, simbolizando as 24 horas. O texto central destaca: “Uma mobilização nacional pela conscientização e prevenção de uma doença crônica e grave, que pode levar a sérias complicações, especialmente a retinopatia diabética.” Na parte inferior, dentro de uma moldura branca, está a hashtag #24hPeloDiabetes, em destaque nas cores azul-claro e branca. O design utiliza tons de azul e branco, transmitindo uma sensação de confiança e conscientização sobre a saúde ocular e o diabetes.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido