25ª ZE aproxima estudantes da educação política e oferece serviços eleitorais na região sudeste
As ações fazem parte do programa Agentes da Democracia e dos atendimentos itinerantes da Justiça Eleitoral

Os municípios de Porto Alegre do Tocantins e Rio da Conceição receberam, entre os dias 13 e 16, uma série de ações promovidas pela 25ª Zona Eleitoral. A iniciativa integrou o programa Agentes da Democracia, aliado aos atendimentos itinerantes, com o objetivo de levar conhecimento sobre o processo eleitoral, aproximar os serviços da população e fortalecer a cidadania.
Nas escolas estaduais Alfredo Nasser, em Porto Alegre do Tocantins, e Virgílio Ferreira de França, em Rio da Conceição, os estudantes participaram de bate-papo sobre democracia e voto consciente, assistiram a vídeos educativos e conheceram o funcionamento da urna eletrônica por meio de simulação. O chefe de cartório da 19ª ZE, Izaldino José Ferreira de Menezes, conduziu as atividades e realizou o sorteio de kits educativos do programa.
Atendimentos itinerantes
Paralelamente, a equipe da 25ª ZE levou os atendimentos itinerantes à população. Em Porto Alegre do Tocantins, a ação ocorreu nos dias 13 e 14, e em Rio da Conceição, nos dias 15 e 16. Eleitoras e eleitores puderam emitir o título, regularizar a situação eleitoral, transferir domicílio, atualizar dados e cadastrar a biometria.
Segundo o chefe de cartório Bruno Luiz Massólio Rosa, a iniciativa facilitou o acesso aos serviços e incentivou a participação cidadã. “Esses atendimentos aproximam a Justiça Eleitoral da população, permitindo que cada cidadão resolva suas pendências sem precisar se deslocar ao cartório”, destacou.
Formação de cidadãos
O programa “Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro” tem como objetivo despertar a consciência cívica e preparar o jovem eleitor para participar ativamente da sociedade. A iniciativa é considerada fundamental para a formação de cidadãs e cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática. Por meio do programa, os estudantes aprendem sobre a importância do voto, a participação no processo democrático a partir dos 16 anos e as boas práticas eleitorais, incentivando sua inclusão social e política.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem:A imagem mostra uma palestra sendo ministrada em um ambiente escolar. Um homem em pé, à esquerda, segura um microfone e fala para um grupo de estudantes que estão sentados, atentos, ouvindo e fazendo anotações. Os alunos vestem uniformes escolares com camiseta branca e detalhes azuis. O espaço é coberto, com paredes claras, telhado de madeira e piso de cerâmica. Há cartazes educativos afixados nas paredes e uma bandeira do Brasil visível ao fundo. Um notebook sobre uma mesa na frente exibe uma apresentação projetada.