CNJ realiza consulta pública sobre os macrodesafios estratégicos do Poder Judiciário para o ciclo 2027-2032
Pesquisa pode ser respondida até o dia 22 de outubro no site do CNJ.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, entre os dias 8 e 22 de outubro, uma consulta pública online para definir os Macrodesafios do Poder Judiciário que irão orientar as ações da Justiça brasileira no período de 2027 a 2032.
Entre as propostas apresentadas, destaca-se o Macrodesafio “Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios na Justiça Eleitoral”, que tem como objetivo fortalecer a autoridade e a estabilidade das decisões dos Tribunais Superiores, promovendo mais segurança jurídica e eficiência no Sistema Eleitoral Brasileiro.
Participação
A consulta pública é aberta a toda a sociedade e pode ser respondida por meio de formulário eletrônico. A iniciativa busca ampliar a participação social no planejamento estratégico do Judiciário, permitindo que cidadãs, cidadãosservidoras e servidores e instituições contribuam com sugestões.
O que são os Macrodesafios
Os Macrodesafios são grandes temas estratégicos definidos pelo CNJ para orientar o planejamento e as ações dos Tribunais e conselhos de justiça. Eles envolvem aspectos internos da administração pública, como gestão financeira, processos de trabalho e desenvolvimento organizacional, quanto questões voltadas à prestação de serviços à sociedade, como o acesso à Justiça.
Objetivos Estratégicos:
- Aprimorar mecanismos de transparência pública
- Fomentar a educação política da sociedade
- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
- Aperfeiçoar mecanismos de governança
Suzane Barbosa (estagiária Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem A imagem apresenta um banner com fundo em tons de azul e texto centralizado em branco e cinza. O texto diz: "ESTÁ ABERTA A CONSULTA PÚBLICA SOBRE OS MACRODESAFIOS PARA A 2027 ESTRATÉGIA NACIONAL 2032". A mensagem anuncia a abertura de uma consulta pública relacionada à definição de macrodesafios para a Estratégia Nacional 2027–2032. O design é limpo e institucional, sugerindo tratar-se de uma comunicação oficial de um órgão público.