TRE-TO leva serviços eleitorais ao Jalapão durante mutirão de cidadania
Equipe da 26ª Zona Eleitoral realiza atendimentos e orientações em Mateiros

Para levar os serviços eleitorais à população, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da 26ª Zona Eleitoral, participa entre os dias 20 e 22 do mutirão “Justiça Cidadã no Cerrado”, iniciativa que leva serviços de acolhimento e cidadania a comunidades da região do Jalapão. A ação é coordenada pela Justiça Federal no Tocantins e conta com a parceria de diversos órgãos públicos e instituições do sistema de justiça.
De acordo com o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a participação do Tribunal reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a cidadania e a democracia. "A presença da Justiça Eleitoral nas comunidades da região do Jalapão não é apenas uma entrega de serviços; é o cumprimento inegociável de nossa missão constitucional. Ao levar o atendimento essencial aos cidadãos das áreas mais remotas, garantimos que todos tenham as condições plenas para exercer sua cidadania e fortalecer a democracia em cada lugar do Tocantins”, destacou.
Atendimentos da 26ª ZE
Em Mateiros, a atuação do TRE-TO é realizada pela equipe da 26ª Zona Eleitoral, composta pelo chefe de cartório Jardiel da Silva Araújo e pelos servidores Lucivan Gonçalves Gama e Nathalie Soares Almeida, que prestam atendimentos e orientações eleitorais. As atividades acontecem no Centro de Eventos José Gomes Sobrinho, no Centro de Atendimento ao Turista do Parque Estadual do Jalapão, no CRAS e em unidades escolares do município.
“Estamos participando da ação Justiça Cidadã no Cerrado para oferecer serviços eleitorais à população em áreas remotas. O TRE-TO está presente com nossa equipe para atender e orientar eleitores e eleitoras da região”, destacou Jardiel.
Mutirão Pop Rua Jud
O evento integra também o Mutirão Pop Rua Jud, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), do qual o TRE-TO participa como instituição parceira no comitê organizador. O evento busca levar atendimentos jurídicos, de saúde e cidadania a pessoas em situação de vulnerabilidade, reunindo cerca de 470 voluntárias e voluntários nesta edição.
Objetivo Estratégico
1.Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Com informações do TJTO
#ParaTodosVerem: A imagem é uma colagem que retrata um mutirão de atendimento ao público realizado em um amplo salão com piso claro, identificado pelo banner como "JUSTIÇA CIDADÃ NO CERRADO". O primeiro plano, à direita, foca em uma estação de atendimento onde um cidadão, vestido com camisa vermelha, está sentado em frente a dois servidores do TRE-TO; a configuração da mesa inclui notebooks, papéis e um equipamento de captura de imagem/biometria (câmera em tripé), indicando que o serviço prestado envolve o cadastramento ou atualização de dados, como a biometria eleitoral. As cenas nos quadros menores e ao fundo mostram a estrutura do evento, com múltiplas mesas de atendimento idênticas, dispostas em fileiras, todas equipadas com tecnologia e atendentes uniformizados (camisas brancas), evidenciando que o local está organizado para receber e processar um grande número de pessoas simultaneamente.