Inclusão e respeito às diferenças no ambiente de trabalho são tema da I Semana das Diversidades do TRE-TO

Programação realizada para os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral aconteceu entre os dias 14 e 18 de junho.

I Semana das Diversidades fomenta debate importante entre servidores

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins finalizou, na tarde da última sexta-feira (18/6), a programação da I Semana das Diversidades, ação pertencente ao projeto “Diversidades”, criado pelo TRE-TO para estimular a formação de um ambiente saudável e a valorização das diferenças no âmbito da Justiça Eleitoral tocantinense.

Com rodas de conversa realizadas entre os dias 14 e 18 de junho, os debates fomentados buscaram sensibilizar os servidores e colaboradores a respeito de questões relacionadas à diversidade nas organizações, conflitos entre as gerações e a participação da mulher na política.

A primeira roda de conversa tratou dos resultados positivos alcançados pela inclusão de pessoas dentro dos ambientes profissionais. “Ocorrem melhorias significativas nos resultados das empresas que trabalham com diversidade; times mais diversos conseguem resolver problemas muito mais facilmente; a inclusão da diversidade gera inovação”, disse o especialista e Líder Global de Diversidade e Inclusão no time de Crescimento e Estratégia de Pessoas, na SAP, Filipe Roloff.

O segundo dia de evento proporcionou aos participantes um espaço confortável para compartilhar experiências sobre a diversidade humana e a relevância de nos desconstruirmos em relação àquilo que é diferente. Já a terceira atividade do projeto deixou uma mensagem muito importante sobre o respeito mútuo: a de que a vida é muito curta para criamos qualquer tipo de barreira, seja geográfica, étnica, religiosa, de gênero ou faixa etária, e que precisamos ser pessoas abertas que se proponham a conhecer e respeitar os diferentes pontos de vistas.

As atividades da I Semana das Diversidades foram encerradas com uma conversa sobre mulheres na liderança e candidaturas femininas. A ação conjunta com o programa +Mulher +Democracia discutiu as dificuldades pra se alcançar a liderança feminina na política e os desafios de construir uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres.

Para o secretário de Administração e Orçamento do TRE-TO, Carlos Drumond, a semana foi de extrema reflexão sobre os temas abordados. “Cada bate-papo trouxe uma perspectiva distinta sobre a diversidade, e isso com certeza nos deu motivação para sermos molas propulsoras de mudança do cenário em que vivemos”, afirmou o servidor.

Ao final da programação, o diretor-geral da instituição, Francisco Cardoso, reforçou a importância do evento para o aprendizado a todos e todas. “Tivemos palestras que nos ensinaram sobre as diferenças dos seres humanos e a lidar com os possíveis conflitos que venham a surgir no nosso ambiente de trabalho; espero que este aprendizado mútuo gere maior respeito à diversidade no TRE Tocantins e contribua para o sucesso das nossas ações futuras”, avaliou.

 

Evelyn Félix - Ascom/TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido