Revista Jurídica do TRE-TO será eletrônica

A medida visa atender aos critérios de acessibilidade e sustentabilidade e permitirá maior rapidez no fluxo das informações

Revista Jurídica do TRE-TO será eletrônica
Reunião da comissão editorial Foto: Lucas Nascimento

Buscando facilitar o acesso ao cidadão, a Revista Jurídica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) passará a ser eletrônica a partir deste ano de 2020. A medida visa atender aos critérios de acessibilidade e sustentabilidade e permitirá maior rapidez no processo de edição e disponibilização dos conteúdos.  

Para deliberar acerca da nova modalidade da publicação a Comissão Editorial do TRE-TO se reuniu neste mês de março para discutir a regulamentação do novo formato e o cronograma de implantação. “Dentre inúmeras vantagens, a publicação eletrônica na plataforma irá garantir um padrão de visualização que atende todos os requisitos de acessibilidade, o que garantirá pleno acesso ao conteúdo da revista jurídica”, destacou Maria do Carmo Barbosa, membro da comissão editorial, ao afirmar que a Justiça Eleitoral do Tocantins está sempre preocupada em oferecer melhor serviços ao cidadão e promover a educação sociopolítica da sociedade.  

Ainda conforme a comissão, a linha editorial da Revista será ampliada podendo contemplar conteúdos interdisciplinares, desde que contenham produções científicas com temas de interesse da Justiça Eleitoral. Também serão criadas seções com pareceres técnicos em prestações de contas, por exemplo.  

Para a implantação da versão eletrônica, a Comissão irá propor revisão e alteração da Resolução nº 195/2009, que estabelece as regras para elaboração e publicação da Revista Jurídica do TRE-TO.

 

Plataforma OJS

A nova Revista Jurídica do TRE-TO utilizará a plataforma Open Journal Systems (OJS), utilizada pela Universidade Federal do Tocantins(UFT).  

Lançado em 2002, o OJS é um software gratuito desenvolvido para a construção e a gestão de publicações periódicas eletrônicas, ou de várias publicações gerenciadas por meio de um portal. Essa ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos garantindo a visibilidade das publicações pela internet.

“Na UFT, há alguns anos utilizamos a ferramenta OJS para publicação de periódicos, que além de ser mais acessível, tem como principais funcionalidades ser instalado e gerenciado localmente ou utilizado através de gerenciamento em nuvem; liberdade aos editores para configuração de requisitos, seções, revisão; indexação do conteúdo e mecanismos de busca, entre outros”, destacou o coordenador do Sistema de Bibliotecas da pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins, Edson de Souza Oliveira.

 

Revista

A Revista Jurídica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins é publicada há 13 anos, com edições semestrais. A publicação contém artigos jurídicos e jurisprudência acerca do Direito Eleitoral. Acesse.

 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido