Estudantes vivenciam processo eleitoral em eleição de grêmios estudantis nesta sexta-feira, 8

A votação acontece em quatro escolas que fazem parte da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso.

foto de estudante votando na cabina de votação

As eleições para escolha dos representantes das agremiações de quatro escolas da região centro-norte do estado movimentam a rotina de 2.115 estudantes nesta sexta-feira (8/4). Vivenciando todas as fases de um processo eleitoral, os alunos tiveram a chance de conhecer de perto cada etapa que envolve uma pleito e, nesta sexta-feira, atuam como eleitores, mesários, fiscais de partido e candidatos na Eleições Unificadas dos Grêmios Estudantis do Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso), Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus do Tocantins), Escola em Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama) e Colégio Estadual de Rio Sono (Rio Sono). A votação teve início às 8 horas e segue até 20 horas para que estudantes dos três turnos tenham oportunidade de votar. 

Seções eleitorais foram montadas em cada colégio participante e todos os procedimentos de uma eleição oficial estão sendo cumpridos. Antes da votação, mesários ligaram as urnas eletrônicas para emitir o relatório da zerésima. O documento contém toda a identificação da urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles, ou seja, confirma que a urna tem “zero voto” registrado. Em seguida, a zerésima foi assinada pelos quatro mesários integrantes da mesa receptora de votos e então, foi iniciada a votação dos alunos nos quatro colégios.

“Estou muito contente com essa experiência como mesário nas eleições do grêmio estudantil; é uma experiência de muito aprendizado, além de aprendermos sobre a importância do voto. É muito gratificante ser escolhido como mesário para representar a minha escola, principalmente porque esse ano eu já vou votar pela primeira vez nas Eleições 2022”, disse o estudante Ysaque Sabino Barbosa Alves, 17 anos, presidente da seção instalada no Colégio Cristo Rei.

Aos 16 anos, Gilberto Júnior, estudante do 1º ano, também foi incentivado pelo projeto a tirar o título de eleitor e já se prepara para votar nas Eleições Gerais de 2 de outubro.“Achei muito interessante participar da eleição aqui no colégio, ter contato com a urna eletrônica. Completei 16 anos e já tirei meu título de eleitor e vou votar nas Eleições 2022”, afirmou.

Ao todo, 134 candidatos disputam 45 cargos nos Grêmios Estudantis das quatro unidades escolares envolvidas no projeto. Ana Laura Silveira Pontes é candidata a representante do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual de Rio Sono e falou da satisfação em participar do projeto.“Essa tem sido uma experiência muito marcante na minha vida. Participar deste processo das eleições unificadas é algo que vou levar para vida toda, essa interação com nossos alunos está sendo muito legal e me trouxe muito aprendizado”, afirmou. 

As eleições seguem até às 20 horas desta sexta-feira. Ao final da votação será emitido o boletim de urnas e, em seguida, será feita a divulgação dos resultados. A diplomação dos eleitos está marcada para 20 de abril.

Projeto

A experiência proporcionada pela 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, em parceria com a Diretoria Regional de Educação do município, teve início em fevereiro, com a formação da comissão eleitoral, passou pelo processo de inscrição e treinamento de mesários, registro de candidaturas e período de propaganda eleitoral, até chegar ao dia da eleição.

Wagner Mansur, chefe de cartório da 23ª ZE de Pedro Afonso, destacou que a iniciativa busca aproximar os jovens do processo eleitoral e do contato com as urnas eletrônicas. “Estamos aqui hoje para concretizar as eleições unificadas dos grêmios estudantis; esse projeto busca aproximar a democracia dos jovens, e com isso criamos um calendário eleitoral com prazos estabelecidos, treinamos as comissões eleitorais e candidatos; treinamos também os mesários, onde eles receberam as orientações necessárias para operar a urna eletrônica e repasse dos conhecimentos básicos para o exercício de suas respectivas funções. É uma satisfação muito grande ver os jovens participando e vendo que a democracia se fortalece, especialmente a democracia estudantil na escolha dos representantes dos grêmios que são importantes para a concretização da cidadania dentro das escolas”, destacou.

Para o diretor regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Amorim, a parceria com o TRE Tocantins está proporcionando aos jovens estudantes uma proximidade maior com o processo eleitoral e, desta forma, incentivando a participação deles na política, seja como eleitor ou candidato. “Este é o primeiro momento em que essa juventude vai mostrar o seu protagonismo à frente de uma instituição formada dentro da escola, que luta pelo direito de seus colegas. É o primeiro momento que nossos jovens estarão contribuindo com o processo democrático, e é importante reforçar que por meio da 23ª ZE de Pedro Afonso estamos conseguindo aplicar um formato de eleição nos moldes de uma eleição ordinária normal para eles terem o  contato com a urna eletrônica;isso facilita muito, principalmente, nas escolas que trabalham com o ensino médio, onde a grande maioria dos nossos jovens já tem seu título de eleitor e estarão votando nas próximas eleições”, disse. 

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

3 – Fomentar a educação política da sociedade

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido