Estudantes vivenciam processo eleitoral em eleição de grêmios estudantis nesta sexta-feira, 8
A votação acontece em quatro escolas que fazem parte da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso.

As eleições para escolha dos representantes das agremiações de quatro escolas da região centro-norte do estado movimentam a rotina de 2.115 estudantes nesta sexta-feira (8/4). Vivenciando todas as fases de um processo eleitoral, os alunos tiveram a chance de conhecer de perto cada etapa que envolve uma pleito e, nesta sexta-feira, atuam como eleitores, mesários, fiscais de partido e candidatos na Eleições Unificadas dos Grêmios Estudantis do Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso), Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus do Tocantins), Escola em Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama) e Colégio Estadual de Rio Sono (Rio Sono). A votação teve início às 8 horas e segue até 20 horas para que estudantes dos três turnos tenham oportunidade de votar.
Seções eleitorais foram montadas em cada colégio participante e todos os procedimentos de uma eleição oficial estão sendo cumpridos. Antes da votação, mesários ligaram as urnas eletrônicas para emitir o relatório da zerésima. O documento contém toda a identificação da urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles, ou seja, confirma que a urna tem “zero voto” registrado. Em seguida, a zerésima foi assinada pelos quatro mesários integrantes da mesa receptora de votos e então, foi iniciada a votação dos alunos nos quatro colégios.
“Estou muito contente com essa experiência como mesário nas eleições do grêmio estudantil; é uma experiência de muito aprendizado, além de aprendermos sobre a importância do voto. É muito gratificante ser escolhido como mesário para representar a minha escola, principalmente porque esse ano eu já vou votar pela primeira vez nas Eleições 2022”, disse o estudante Ysaque Sabino Barbosa Alves, 17 anos, presidente da seção instalada no Colégio Cristo Rei.
Aos 16 anos, Gilberto Júnior, estudante do 1º ano, também foi incentivado pelo projeto a tirar o título de eleitor e já se prepara para votar nas Eleições Gerais de 2 de outubro.“Achei muito interessante participar da eleição aqui no colégio, ter contato com a urna eletrônica. Completei 16 anos e já tirei meu título de eleitor e vou votar nas Eleições 2022”, afirmou.
Ao todo, 134 candidatos disputam 45 cargos nos Grêmios Estudantis das quatro unidades escolares envolvidas no projeto. Ana Laura Silveira Pontes é candidata a representante do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual de Rio Sono e falou da satisfação em participar do projeto.“Essa tem sido uma experiência muito marcante na minha vida. Participar deste processo das eleições unificadas é algo que vou levar para vida toda, essa interação com nossos alunos está sendo muito legal e me trouxe muito aprendizado”, afirmou.
As eleições seguem até às 20 horas desta sexta-feira. Ao final da votação será emitido o boletim de urnas e, em seguida, será feita a divulgação dos resultados. A diplomação dos eleitos está marcada para 20 de abril.
Projeto
A experiência proporcionada pela 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, em parceria com a Diretoria Regional de Educação do município, teve início em fevereiro, com a formação da comissão eleitoral, passou pelo processo de inscrição e treinamento de mesários, registro de candidaturas e período de propaganda eleitoral, até chegar ao dia da eleição.
Wagner Mansur, chefe de cartório da 23ª ZE de Pedro Afonso, destacou que a iniciativa busca aproximar os jovens do processo eleitoral e do contato com as urnas eletrônicas. “Estamos aqui hoje para concretizar as eleições unificadas dos grêmios estudantis; esse projeto busca aproximar a democracia dos jovens, e com isso criamos um calendário eleitoral com prazos estabelecidos, treinamos as comissões eleitorais e candidatos; treinamos também os mesários, onde eles receberam as orientações necessárias para operar a urna eletrônica e repasse dos conhecimentos básicos para o exercício de suas respectivas funções. É uma satisfação muito grande ver os jovens participando e vendo que a democracia se fortalece, especialmente a democracia estudantil na escolha dos representantes dos grêmios que são importantes para a concretização da cidadania dentro das escolas”, destacou.
Para o diretor regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Amorim, a parceria com o TRE Tocantins está proporcionando aos jovens estudantes uma proximidade maior com o processo eleitoral e, desta forma, incentivando a participação deles na política, seja como eleitor ou candidato. “Este é o primeiro momento em que essa juventude vai mostrar o seu protagonismo à frente de uma instituição formada dentro da escola, que luta pelo direito de seus colegas. É o primeiro momento que nossos jovens estarão contribuindo com o processo democrático, e é importante reforçar que por meio da 23ª ZE de Pedro Afonso estamos conseguindo aplicar um formato de eleição nos moldes de uma eleição ordinária normal para eles terem o contato com a urna eletrônica;isso facilita muito, principalmente, nas escolas que trabalham com o ensino médio, onde a grande maioria dos nossos jovens já tem seu título de eleitor e estarão votando nas próximas eleições”, disse.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
3 – Fomentar a educação política da sociedade