Magistrado e servidores participam do III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário
O encontro iniciou ontem, 10/5 e se estende até o dia 12, em Porto Alegre/RS

Com o objetivo de oferecer aos tribunais ferramentas e opções que auxiliem na implementação ou ampliação das atividades de preservação da história do Judiciário nacional, o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) e da Comissão Permanente de Gestão da Memória (CPGM), Rodrigo Meneses Santos, participa do III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário.
O encontro que tem como tema “Estruturando a Memória” e busca ainda o aperfeiçoamento da gestão documental em cada instituição, iniciou nesta quarta-feira, 10, e segue até amanhã, sexta-feira, 12, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Para o magistrado, Rodrigo Meneses, a participação no Encontro Nacional, é oportuno por proporcionar discussões relevantes à gestão da memória e documental de acordo com a realidade de cada tribunal.
"Este evento se reveste de especial importância, por proporcionar uma oportunidade para a discussão conjunta de questões e propostas atinentes à gestão da memória e da gestão e documental do Poder Judiciário”, afirmou o juiz, Rodrigo Meneses.
Participantes
Também participam do evento, os servidores do TRE-TO, Vick Mature Aglantzakis, secretário judiciário e gestão da informação; Carlos Ancelmo Gomes e Lima, coordenador de processamento e informações partidárias e Maria Zita Rodrigues Vilela Dias chefe da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (Sebia) e também membro efetiva da Comissão Permanente de Gestão da Memória (CPGM).
Dia da Memória
O Dia da Memória do Poder Judiciário foi estabelecido pela Resolução CNJ n. 316/2020 que celebra o patrimônio cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia. Vale ressaltar que a data faz referência ao alvará de 10 de maio de 1808 de D. João VI, que criou a Casa da Suplicação do Brasil, precursora do Supremo Tribunal Federal (STF).
Organização
A organização do III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi realizada pelo Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em parceria com o Conselho de Justiça (CNJ).
Objetivos Estratégicos:
1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão.
3. Fomentar a educação política da sociedade.