Lavrador conquista primeiro título eleitoral aos 43 anos durante plantão do TRE-TO no fim de semana

"Fui criado na roça, tudo era muito difícil. Sempre trabalhei muito, não tinha acesso à cidade”.

Félix Rodrigues Lima fazendo a coleta biométrica.
Foto: Sikiu Freitez (Ascom/TRE-TO)

A certidão de nascimento, documento fundamental garantido pela Constituição Federal e pelo Código Civil (Lei nº 10.406/02), é o ponto de partida para a vida civil de um brasileiro. Para Félix Rodrigues Lima, essa conquista só chegou aos 43 anos de idade. O acesso a direitos básicos e o sonho de votar, enfim, se tornaram realidade no último sábado, dia 4. Graças ao plantão especial do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) no cartório da 34ª Zona Eleitoral em Araguaína, Félix conseguiu tirar seu primeiro título de eleitor.

Natural de São Geraldo, no Pará, Félix sempre viveu na zona rural, trabalhando como lavrador e sem oportunidades de estudo. "Minha mãe teve 10 filhos", relata. "Fui criado na roça, tudo era muito difícil. Sempre trabalhei muito, não tinha acesso à cidade, não estudei e, por ser um dos mais velhos, ajudava com os irmãos menores. A maioria deles não foi registrada e, com o tempo, cada um foi criado em um lugar diferente."

Morador do Assentamento São Gabriel em Aragominas desde 2015, pai de sete filhos, Félix acredita que participar das eleições municipais deste ano é essencial para o exercício da sua cidadania. "Me sinto reconhecido", declara. "É difícil não saber ler nem escrever e depender dos outros para tudo. Agora posso escolher em quem votar. Sou cidadão de verdade!", comemora.

1/ Galeria de imagens

Inclusão

O TRE-TO demonstra seu compromisso com eleições eficientes e acessíveis por meio de iniciativas que facilitam a vida dos cidadãos. Com a proximidade do fim do prazo para o alistamento eleitoral, em 8 de maio, o tribunal ampliou o horário de atendimento em todos os 33 cartórios eleitorais, das 8h às 18h, desde o dia 22 de abril. A medida incluiu o feriado de 1º de maio e o último fim de semana (4 e 5 de maio).

A iniciativa visa garantir que todos os cidadãos interessados em votar este ano possam regularizar sua situação eleitoral, seguindo uma determinação do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães.

Cave e Autoatendimento Online

Além dos atendimentos presenciais, o TRE-TO oferece também atendimentos virtuais via Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) - 0800 6486-800, que atende tanto pelo telefone quanto pelo WhatsApp e via Autoatendimento Online. Essas plataformas digitais permitem ao eleitor realizar transferências de domicílio, revisões de dados e regularizações sem a necessidade de deslocamento até o cartório eleitoral.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Texto: Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

Fotos: Sikiu Freitez (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido