87º Coptrel: Presidente do TRE-TO acompanha debates sobre melhorias para as Eleições 2026

O evento acontece na cidade de São Paulo, reunindo presidentes dos regionais eleitorais de todo o país.

O evento acontece na cidade de São Paulo, reunindo presidentes dos regionais eleitorais de todo ...
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

Assuntos que abordam o cenário das eleições, o uso da tecnologia nas Eleições 2026, bem como as boas práticas, fazem parte da pauta da 87ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) nesta sexta-feira, 21, em São Paulo (SP). O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, participa das discussões que acontecem ao longo do dia.

"Cada encontro reforça a importância do trabalho da Justiça Eleitoral para a democracia e o desenvolvimento do nosso país. Além disso, destaca a necessidade de nos atualizarmos constantemente com as mudanças em curso. A troca de experiências e o aprofundamento técnico são fundamentais para consolidar diretrizes que garantam eleições mais seguras, transparentes e acessíveis", afirmou o presidente do TRE-TO.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Floriano de Azevedo Marques Neto, que abordou os desafios das eleições, incluindo doações a candidatos com pouca probabilidade de eleição, o uso da inteligência artificial e as cotas de gênero.

Avanço tecnológico e cotas de gênero

O ministro Floriano de Azevedo Marques Neto destacou a importância do trabalho da Justiça Eleitoral diante do avanço tecnológico. Ele observou que os desafios eleitorais são recorrentes, mas se adaptam ao contexto de cada eleição. Um dos pontos centrais de sua palestra foi a questão das cotas de gênero e a necessidade de combater fraudes.

"É fundamental aprimorar os mecanismos para evitar fraudes nas cotas de gênero. Os partidos devem ser responsabilizados por candidaturas fictícias, em que mulheres não têm condições de concorrer ou fazem campanha para outros candidatos. Muitas vezes, os candidatos homens temem a perda de votos e a eleição de mulheres", explicou o ministro.

Outras palestras

O período da manhã do evento também contou com palestras do cientista político Antonio Lavareda, sob o tema "Cenários 2026 - Projeções e Desafios", e do professor doutor Diogo Rais, que abordou o "Cenário Tecnológico para as Eleições 2026". Além disso, foram apresentados o projeto Meu Título Indígena, o Projeto Seção + Q Inclusiva do TRE-AL e o vídeo institucional Protocolo de Proteção à Fraude à Cota de Gênero do TRE-PR.

Abertura do evento

A abertura oficial do 87º Coptrel ocorreu na noite desta quinta-feira, 20, sob a condução do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes.

Participação do TRE-TO

Além do presidente João Rigo Guimarães, a comitiva do TRE-TO no Coptrel incluiu o secretário da Judiciária e Gestão da Informação (SJI), Vick Mature Aglantzakis, a assessora jurídico-administrativa da Presidência, Marisa Batista Alvarenga Webler, o assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Gestão de Pessoas (Asplan-SGP), Haleks Marques Silva, a chefe de gabinete do desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Kênia Oliveira, e a assessora de Comunicação, Thaise Marques.

Confira a programação da tarde:

14h - Vídeo e fala do Presidente do TRE/RS: enfrentamento das enchentes nas eleições de 2024 com as conclusões do Seminário sobre Abstenção Eleitoral

14h30 - Projeto Justiça Eleitoral Vai até Você! Voto 60+: EJEP TRE-SP

15h00 - Incremento no orçamento destinado a treinamentos e capacitações: Presidente do TRE/PI 

15h20 - Apresentação das propostas dos Diretores-Gerais e da SECOM/ASCOM aos Presidentes

17h - Deliberações do 87º COPTREL 

17h30 - Leitura e assinatura da Carta de São Paulo 

Saiba mais

TRE-TO participa do 87º Coptrel para debater desafios da Justiça Eleitoral

No 87º Coptrel, diretores-gerais discutem propostas e boas práticas para melhor atuação da Justiça Eleitoral

Solenidade abre encontro de presidentes dos regionais eleitorais de todo o país, com participação do TRE-TO

Objetivos Estratégicos:

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: Fotografia de um evento oficial com várias pessoas sentadas à mesa. No primeiro plano, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, que é um homem branco de cabelos e barba brancos, veste terno escuro, gravata azul com listras e um pin na roupa. Ele está à direita da imagem, olhando para o lado esquerdo. À sua frente, há uma plaquinha de identificação com o nome "Des. João Rigo Guimarães, Presidente do TRE-TO" e uma bandeira do Tocantins. Ao lado dele, uma mulher branca de cabelos presos veste roupa preta e conversa com um homem de terno escuro e gravata azul. Na mesa, há garrafas de água, taças e microfones. No fundo, outras pessoas de terno acompanham o evento, algumas olhando na direção da câmera e outras focadas na discussão. O ambiente tem painéis de madeira clara e iluminação artificial.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido